Você sabia que o marketing sazonal pode ser uma estratégia perfeita para conquistar ainda mais seus clientes?
Vender nas datas comemorativas pode ser importante para seu negócio. Para isso, é necessário continuar se preparando através dessa estratégia que tem movimentado os estoques de diferentes empreendedores.
Para aproveitar as datas comemorativas da melhor maneira possível, continue acompanhando este conteúdo. Ótima leitura!
O que é marketing sazonal?
Marketing sazonal é uma estratégia que tem como objetivo apresentar e vender produtos de modo mais certeiro nas datas comemorativas.
E para destacar seus produtos e serviços em um determinado período do ano, é necessário planejamento e organização.
Ainda que essa estratégia seja direcionada apenas para uma determinada época do ano, ela pode ser interessante para todos os meses. Isso se dá pelo fato que o marketing sazonal vai identificar oportunidades estratégicas para movimentar suas vendas.
Desse modo, será possível entender quais são as datas comemorativas do ano que o seu nicho de mercado mais se relaciona.
Assim, você vai conquistar a clientela e chamar a atenção para o seu negócio, entendendo como se comporta seu cliente e o mercado.
Vantagens de investir na estratégia de marketing sazonal
Se você está buscando investir no marketing sazonal é necessário conhecer algumas vantagens que essa estratégia pode oferecer.
Por exemplo, se o seu objetivo é garantir que os produtos de seu estoque não fiquem parados, ela será uma ótima oportunidade para isso.
Veja alguns pontos que separamos para você a seguir:
Aumento nas vendas
Através do marketing sazonal, será possível entender qual produto mais se relaciona com determinada data, evitando estoque parado e prejuízos.
Assim, se a sua loja virtual vende roupas de praia, como será possível movimentar seu negócio no inverno?
Com o marketing sazonal você vai conseguir estabelecer novos caminhos para aumentar suas vendas, por exemplo:
- Criar promoções atrativas
- Lançar produtos
- Mapear as necessidades dos seus clientes
Conquista visibilidade
Outra vantagem é a possibilidade através do marketing sazonal de conquistar a visibilidade para sua empresa. Já que os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos às marcas que se preocupam com as necessidades dos consumidores.
Portanto, é através do marketing sazonal que você vai conseguir atrair os olhos dos clientes para campanhas e anúncios diferenciados.
Tudo isso levando em consideração quais são seus produtos e serviços, e como eles se relacionam com determinadas datas comemorativas.
Auxilia no planejamento e adaptação de problemas nas campanhas
Vale destacar ainda que o marketing sazonal é perfeito para que você possa resolver problemas e entregar o melhor ao seu cliente.
Com o planejamento, será possível adaptar com maior facilidade suas estratégias de alcance e venda dos produtos.
Logo, essa estratégia pode ser uma aliada na expansão e crescimento do seu negócio, evitando dores de cabeça indesejadas.
Agora, vamos conhecer a seguir como realizar esse planejamento e organizar as campanhas sazonais de modo certeiro.
Como planejar e se organizar para campanhas sazonais?
Chegou o momento de colocar a mão na massa e tornar a estratégia de marketing sazonal sua aliada!
Para isso, veja como é possível criar estratégias, organizar seu calendário, decidir pelo melhor canal de comunicação e analisar dados abaixo.
Elabore estratégias de divulgação com antecedência
O primeiro passo é iniciar pela elaboração das estratégias de divulgação, levando em consideração:
- Data ou período selecionado
- Quais produtos mais se relacionam com as datas
- Como a concorrência atua nelas
- Quais as necessidades dos clientes
A partir disso será possível trilhar um caminho mais certeiro com antecedência, entregando um diferencial aos consumidores.
Portanto, aproveite para ter seu planejamento em paralelo com a construção das campanhas, sempre retornando aos pontos elencados.
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Selecione bem as datas para a sua campanha
Na etapa de seleção das datas, você precisa ter bem delimitado qual o nicho de mercado que sua empresa atua. Isso vai facilitar na criação de estratégias mais direcionadas para o público que o seu negócio quer atingir.
Desse modo, vale observar quais são as datas comemorativas que mais movimentam o mercado, por exemplo:
- Dia das mães
- Dia dos namorados
- Dia das crianças
- Natal
- Páscoa
- Black Friday
Contudo, existem outras datas importantes que ao utilizar a estratégia de marketing sazonal você pode aumentar suas vendas.
Por isso, analise com atenção qual é a data que mais se encaixa com seus produtos e serviços, criando assim uma ótima campanha.
Escolha bem os canais de comunicação
Feito isso, é preciso entender quais são os canais de comunicação que os seus clientes estão mais presentes.
Sendo assim, conheça quem é seu público, por onde ele acessa mais seus produtos e serviços e entregue o que ele está procurando.
Vale destacar ainda que as redes sociais são importantes para encantar seus clientes, contudo, invista também em outros meios, como:
- Envio de e-mails com as campanhas
- Produza conteúdos em seu blog
- Altere as cores e imagens de sua loja virtual
- Se possível, invista em anúncios pagos
A partir disso, será possível encantar outros consumidores que estão procurando produtos e serviços nas datas comemorativas.
Análise o desenvolvimento da campanha
Fazer análises de suas campanhas será algo necessário para que sua empresa continue crescendo e acertando ainda mais. E isso pode ser feito de diferentes maneiras, seja enquanto a campanha está acontecendo ou ainda após a finalização.
O que será importante é observar os comportamentos de seus consumidores com base nas campanhas, levando em consideração:
- Número de acessos
- Quantas vendas foi possível a partir dele
- Desistências da compra
- Comentários e avaliações sobre a campanha
Esses são alguns pontos importantes para que você consiga se preparar melhor para a próxima data comemorativa com o marketing sazonal.
Desse modo, será possível identificar:
- Produtos mais procurados
- Lucro obtido
- Quantos clientes novos foram atraídos
- Canais de venda mais utilizados
- Método de pagamento mais utilizado
E para realizar tudo isso com mais facilidade, segurança e assertividade, a melhor opção é ter uma Loja Virtual em uma plataforma reconhecida no mercado.
Por isso, dê um passo à frente da concorrência e abra sua loja virtual com o UOL Meu Negócio. Acesse agora mesmo a Loja VirtUOL e aproveite as diferentes possibilidades que ela oferece!