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Quais são os tipos de estoque que um e-commerce pode ter?

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A gestão do estoque é uma das tarefas mais desafiadoras para o empreendedor que usa a internet como meio de vendas. Afinal, para se diferenciar no mercado é importante oferecer o que o cliente tanto deseja e no momento que ele mais precisa.

Dessa forma, é interessante garantir que a sua empresa tenha um controle efetivo da entrada e saída dos produtos. Com uma visão ampla do que o e-commerce tem em estoque fica mais fácil desenhar novas estratégias de vendas para alavancar os ganhos!

Você atende os seus clientes através de uma loja virtual? Então este conteúdo foi feito para você! Separamos todos os benefícios que os tipos de estoque podem oferecer às suas negociações.

É importante que, diante de tantas opções de armazenamento, você analise qual deles mais se adapta a sua atual necessidade. 

Saiba qual modelo é melhor para quem também possui uma loja física, para quem necessita de uma parceria para auxiliar nas entregas, para quem deseja economizar com deslocamento e muito mais.

Continue a leitura e descubra qual o modelo mais vantajoso para as suas vendas!

Conheça os tipos de estoque de um e-commerce

A gestão de estoque para e-commerce é perfeita para o controle e gerenciamento de mercadorias. Além disso, com a organização dos produtos, você consegue garantir a entrega para os clientes no tempo estimado e já começa a programar os novos pedidos com os fornecedores.

Para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre este assunto, apresentamos a seguir os 7 principais tipos de estoque:

1 – Estoque físico próprio

Sua empresa trabalha com alto fluxo de pedidos? Então este tipo de estoque é o ideal para a sua rotina. Também chamado de “estoque a pronta entrega”, você separa um espaço físico para alocar seus produtos e faz o reabastecimento conforme a demanda da sua loja.

Este modelo garante mais velocidade na entrega dos produtos. Porém, é importante que o empreendedor conheça o hábito de compras do seu público para não estocar um volume maior que o número de saídas do seu estoque.

2 – Estoque consignado 

Este é um dos tipos de estoque que beneficia o empreendedor que vende produtos não-perecíveis ou com alta sazonalidade. No modelo consignado, lojista e fornecedor firmam uma parceria para armazenar as mercadorias.

O distribuidor cede uma quantidade de mercadorias ao seu e-commerce e, se você não vender a totalidade dos produtos no prazo estimado, é possível devolvê-los ao fornecedor. Dessa forma, você paga apenas pelo que vendeu, elimina o estoque excedente e não compromete o seu capital.

3 – Estoque compartilhado

Excelente para quem possui loja física e virtual, o estoque compartilhado mantém todas as mercadorias em um mesmo lugar. Além de trazer mais economia ao lojista, ele centraliza as operações e otimiza o gerenciamento de estoque.

Por outro lado, a unificação do espaço físico vai exigir que você saiba categorizar corretamente os produtos. Assim, quando você tem apenas uma unidade de produto disponível, evita que os dois canais (online e offline) vendam o mesmo item simultaneamente.

4 – Estoque descentralizado

Deseja reduzir custos com entrega e otimizar o envio de mercadorias até o seu cliente? Isso é possível ao armazenar seus produtos em estoques espalhados por todo o Brasil. Assim, sempre que você fechar uma venda, pode acionar o depósito mais próximo do destinatário.

Uma ótima alternativa para diminuir o valor do frete e baixar o prazo de entrega. Com o cliente mais satisfeito, maiores são as chances das suas vendas aumentarem. Mas atenção: dependendo da sua atividade, manter vários centros de distribuição pode custar mais caro. Por isso, estude e avalie este modelo antes de colocar em prática no seu negócio.

5 – Estoque terceirizado 

Este é um dos tipos de estoque onde o dono do negócio consegue ter maior controle sobre as operações. Funciona sob demanda, ou seja, o fornecedor só recebe novos pedidos quando uma venda é finalizada pelo lojista.

O estoque terceirizado é recomendado para empreendedores que não contam com uma logística para fazer a entrega dos pedidos. Dessa forma, você não precisa se preocupar com espaço físico para guardar as mercadorias e pode oferecer mais opções de produtos no seu catálogo.

6 – Estoque de antecipação e/ou sazonal

Você gosta de se antecipar para manter o controle das finanças e a organização do seu estoque? Neste modelo fica mais fácil se preparar para um período de grande volume de vendas, como por exemplo as vendas de final de ano.

Na prática, é possível realizar mais compras de um determinado produto para garantir a sua presença no estoque. Assim, você pode adquirir o que falta, no tempo que precisa e ainda garante um ótimo desconto. 

7 – Dropshipping

Neste modelo o seu e-commerce fará apenas a intermediação do pedido entre fornecedor e público. Ou seja, significa que o fornecedor dropshipping parceiro do seu negócio fica com toda a parte de produção e entrega do produto ao cliente.

Se você é um empreendedor iniciante e não quer formar estoque, este tipo de modelo pode ser bem vantajoso, já que a sua loja irá apenas vender e prestar o atendimento.

Porém, mesmo que você não participe do processo de preparo e despacho dos pedidos, é importante garantir que tudo saia conforme o planejado. Afinal, o cliente estará confiando na sua marca.

Como escolher o melhor tipo de estoque para o seu negócio

O tipo de estoque ideal para a rotina de um negócio depende das estratégias adotadas pelo empreendedor. Cada modelo apresenta características próprias, com vantagens e desvantagens para lojistas e clientes.

Por isso, avalie qual a quantidade de público que você deseja alcançar, a infraestrutura atual do seu negócio, e claro, o produto que você trabalha. A sua mercadoria é perecível? Ela pode ficar armazenada por um longo período em estoque?

Estas perguntas são fundamentais para você organizar o gerenciamento de estoque.

Como manter o controle de estoque do seu e-commerce

A falta de mercadorias pode levar o cliente a buscar outra marca que ofereça o mesmo produto. Por outro lado, o excesso de produtos em todos os tipos de estoque traz prejuízos, já que os itens podem perder a validade, impedindo uma futura comercialização.

Para atender as demandas do seu cliente, o UOL Meu Negócio desenvolveu uma ferramenta assertiva para o controle das suas operações!

Tenha acesso a uma planilha completa para o controle de estoque e otimização dos processos de distribuição das suas mercadorias.
Mantenha um nível de estoque ideal para o seu cliente encontrar o produto que procura, na quantidade e na hora certa. Acesse agora, se organize e venda muito mais!

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