Conquistar uma posição de destaque na maior plataforma de pesquisa do mundo certamente é um desafio que toda empresa almeja alcançar.
Estima-se que 5,5 bilhões de pesquisas são feitas por dia no Google — o que torna esse site o mais acessado do Brasil e do mundo! Imagine as milhares de oportunidades que o seu negócio pode conquistar ao estar entre os primeiros resultados dessa ferramenta?
Para alcançar tal feito, é necessário entender quais são e a importância dos fatores de rankeamento do Google. O motor de busca, ou Search Engine Results Page (SERP), exibe em seus resultados dez links por páginas, além de anúncios em destaque.
Quando um potencial cliente busca por um termo referente ao seu segmento, por exemplo, é direcionado a sites que o algoritmo reconhece como relevantes.
Assim, quanto mais fatores de rankeamento você adotar, maior a chance de aparecer nas primeiras posições do Google!
Daí você deve estar se perguntando: afinal, como melhorar a posição do site no Google?
Para alcançar esse objetivo, você precisa investir em estratégia de SEO, ou Search Engine Optimization. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você entender essa técnica e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar no digital.
O que é SEO?
É uma técnica que consiste na incorporação de palavras-chave ao conteúdo do site para otimização de mecanismos de busca. Qualquer página na internet pode ser otimizada com SEO, como por exemplo:
- Sites institucionais
- Lojas virtuais
- Blogs
- Vídeos do YouTube
E quando sua página aparece entre os principais resultados do Google, o primeiro resultado que você conquista é o aumento de tráfego orgânico! Isso significa que você conseguiu alcançar um público qualificado que realmente deseja consumir seus produtos, serviços, ou conteúdo da sua página. Além disso, sua empresa ganha:
- Mais credibilidade
- Maior autoridade de marca
- Maior taxa de conversão
- Maior retenção
Para te ajudar a conquistar esses benefícios, o UOL Meu Negócio listou os principais fatores que farão a sua marca crescer nos resultados de pesquisa do Google. Vamos lá?
Dicas para chegar à primeira posição do Google
Imagine que você entra no Google e busque pelo termo “restaurante japonês em São Paulo”. Essa pesquisa terá como resultado os sites que o algoritmo do Google reconhece como relevantes, dado a confiança e qualidade de seus conteúdos.
Veja que, nesse exemplo, foram utilizadas palavras-chave que funcionam como norte para a criação do conteúdo de uma página.
Evite erros! Atenção para não repetir exaustivamente um termo ao longo do conteúdo — isso não vai ajudar você a classificar no Google. Lembre-se que a ferramenta também considera a qualidade um fator de classificação, considerando valores que muitos referem-se como EAT:
- Expertise = Especialidade
- Authoritativeness = Autoridade
- Trustworthiness = Confiabilidade.
Para você aprender com quem entende do assunto, conversamos com Inaraí Trombini, especialista de SEO. Ela traz dicas certeiras para quem deseja trabalhar com essa técnica e alcançar resultados eficientes no Google.
Acompanhe!
1. Mantenha seu conteúdo sempre atualizado
Sabia que é essencial para a sua estratégia de marketing digital melhorar e atualizar os materiais já existentes? Na prática, o conteúdo novo demora para ranquear entre as principais páginas do Google. Por isso, não foque apenas na criação de novos conteúdos!
Se você realizar melhorias contínuas no conteúdo já existente, pode ganhar melhores posições no Google — e, consequentemente, mais tráfego orgânico!
Busque por oportunidades de atualizar conteúdos existentes com tendências e fatos atuais. Muitas vezes, você nem percebe que um bom material perdeu visibilidade com o tempo. Por isso, procure e recupere o desempenho daquilo que você já tem!
Além disso, é essencial produzir um conteúdo cativante, é o que afirma Inaraí Trombini:
“O conteúdo, antes de qualquer coisa, precisa ser atraente. De nada adianta repetirmos palavras-chave dentro do texto se não criarmos um storytelling que engaje o leitor”, diz.
2. Crie Topic Clusters
Topic cluster é uma técnica de SEO que cria grupos de conteúdo com relevância e especialização em determinado tópico. Isso determina se você é ou não um especialista no assunto. Como? Avaliando a quantidade de conteúdos sobre o tema na sua página.
Ao usar um conjunto de conteúdos relacionados com links internos que “conectam” os assuntos, o Google reconhece o seu material como relevante.
Ou seja, construir topic clusters é uma estratégia fundamental para tornar o seu conteúdo mais qualificado no digital. Falando nisso, vale a pena adotar outras táticas para melhorar o ranking do seu site no Google:
“É preciso entender que existem dois tipos de técnica: o “SEO onpage”, que corresponde às ações que você faz no seu domínio e a “SEO off page” que responde ao tráfego e relevância que outros domínios levam até o seu. Para que a performance esteja garantida, esforços devem ser feitos nesses dois sentidos, cada um com suas particularidades. Eu diria que a ação mais importante é: saber quem é seu público, sem ela nenhum destes esforços será válido”, lembra Inaraí Trombini.
3. Encontre e resolva problemas de canibalização de palavras-chave
A canibalização de palavras-chave não trata sobre a dificuldade de rankear duas ou mais páginas quando são otimizadas para a mesma palavra-chave. Na verdade, o problema está quando você possui páginas com a mesma intenção.
Vamos te explicar melhor:
Sim, você pode ter mais de uma página otimizada para a mesma palavra-chave — desde que direcionada para diferentes objetivos. Por exemplo, você pode pesquisar por um produto e encontrar dois resultados do mesmo fabricante: o primeiro leva você para uma página de informações técnicas, enquanto a outra o leva para uma página de compra.
Falando em palavra-chave, se você ainda está tendo dificuldades para identificar os termos que mais se relacionam com o seu nicho, aqui vai uma dica valiosa de Inaraí Trombini:
“Conheça o seu negócio e os seus clientes. Muitas empresas acabam focando demasiadamente na competição com seus concorrentes e esquecem de colher informações dentro de casa. Uma boa curadoria inicial de termos que fazem sentido e um mapeamento dos ‘problemas’ que você resolve para o cliente são um bom ponto de partida”, diz.
>> Leia também: Por que o uso de palavras-chave pode aumentar minhas vendas?
4. Otimize para Featured Snippets
Featured snippets são as caixas com respostas diretas para as pesquisas do usuário, sem a necessidade de visitar uma página. Dessa forma, o Google consegue alcançar um de seus principais objetivos: otimizar a experiência de quem faz a pesquisa.
Especialistas em SEO consideram as featured snippets uma ótima oportunidade de superar todas as outras listagens orgânicas. E como fazer isso? Não existe uma única fórmula, mas alguns cuidados devem ser tomados:
“Produzir um conteúdo que entregue respostas simplificadas e práticas e que resolva inúmeras dúvidas em um só lugar, se torna mais relevante do que produzir muito conteúdo e que tenha uma estrutura rasa”, afirma Inaraí.
Ou seja, invista em conteúdos que ofereçam respostas objetivas sobre determinadas perguntas e tutoriais práticos.
5. Trabalhe com os Erros 404
Links apontando para páginas 404 são vilões de rankeamento do seu site. Isso porque as “páginas mortas”, que foram eliminadas com o tempo e nunca foram redirecionadas, não são listadas nos mecanismos de busca.
Se a sua página costuma receber um volume de tráfego considerável e, de repente, deixa de receber acessos, sua taxa de rejeição pode aumentar rapidamente! Você pode corrigir esse problema com redirecionamentos ou re-lançando a página em questão.
Falando em erros, é importante lembrar que alguns deles devem passar longe das suas estratégias de SEO. Para você saber quais são eles, a especialista Inaraí Trombini separou os principais:
- Usar termos semelhantes e falar do mesmo assunto em diversas páginas
- Escrever para o algoritmo e não para as pessoas. Lembre-se: ninguém gosta de ler um texto que repete inúmeras vezes a mesma palavra-chave
- Mencionar o seu produto a todo o momento. Não esqueça que o Google prioriza informação ao invés de “promoção”. Portanto, não queira apenas convencer o usuário a comprar algo, mas também produza um conteúdo que o auxilie.
>> Leia também: Erro 404 Not Found: O que é e como evitar?
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