Com o último mês do ano batendo na porta, não significa que as suas estratégias de marketing digital tenham chegado ao fim. Muito pelo contrário, já que em dezembro você precisa pensar na sua campanha de Natal.
Não iniciou os preparativos para sua loja vender mais? Sem problemas, o UOL Meu Negócio vai ajudar você a aproveitar uma das datas mais importantes do varejo.
Para começarmos com o pé direito essa jornada de aprendizado, temos uma ótima notícia!
É que boa parte do planejamento de Black Friday poderá ser aproveitado para as vendas natalinas. Não entendeu? Calma que nós vamos te explicar.
Com os dois eventos ocorrendo em datas bem próximas – exatos 30 dias de diferença –, é uma excelente oportunidade para você observar os itens que foram mais vendidos.
Assim, fica mais fácil definir os produtos que devem ser mais procurados pelo consumidor. Mas qual estratégia deve ser utilizada?
Você tem mais de um caminho à disposição!
Quer saber quais são eles? Acompanhe o nosso conteúdo!
Campanha de Natal: 6 ações de marketing digital para sua loja ter sucesso no período!
É fato que a campanha de Natal impacta diretamente nas vendas de um negócio, seja ele físico ou virtual. Mas para aproveitar ao máximo essa data que só acontece uma vez ao ano, é fundamental ter uma estratégia de marketing digital bem definida.
Existem diversos caminhos disponíveis para o seu negócio performar como nunca. Por isso, é preciso ter foco e saber qual deles é o melhor para o seu modelo de vendas.
Sabe qual o seu primeiro desafio? Administrar o tempo! Sim, ele é precioso e costuma passar rapidamente nesta época do ano. Portanto, prepare-se com antecedência e garanta que o cliente vai encontrar aquilo que deseja na sua loja, seja ela física ou virtual.
E depois, o que pode ser feito para que a campanha de Natal possa ser bem assertiva?
É aí que as estratégias de marketing digital ajudam você a gerar novas oportunidades de negócios:
1- Desenvolva E-mail Marketing personalizado
Se você acompanha nossos conteúdos, sabe que o e-mail marketing é um importante recurso para promover produtos. Em uma campanha de Natal, você terá novas possibilidades para encantar e fidelizar o consumidor que ainda não escolheu os presentes.
Portanto, tenha criatividade na utilização das palavras. No assunto do e-mail, use termos que remetam ao Natal e evite os mais “batidos” como “Compre Agora”.
Caso contrário, a sua mensagem pode ir direto para a lista de “spam” – quando os algoritmos do provedor de e-mail identificam que a mensagem não está de acordo com o comportamento do usuário. Ou seja, o seu e-mail provavelmente não será aberto.
Assim como o termo citado, outras palavras podem colocar seu e-mail nesta lista. Entre elas, podemos citar os termos “grátis”, “abra” e “confira”.
É possível segmentar suas campanhas de acordo com o público que o seu negócio deseja atingir, por exemplo: “presente para casa”, “presente para seu amigo secreto”, “presente ideal para ela” ou “presente ideal para ele”.
Também não se esqueça que as campanhas devem ser pensadas para os dispositivos móveis, já que hoje em dia as pessoas estão em constante movimento. Em conteúdos pensados para os smartphones, procure ser objetivo. Produza textos curtos, com imagens interessantes e botões de ação bem atrativos!
2- Crie Landing Page
Uma Landing Page é mais usada como destino de cliques em anúncios do Google, Facebook e Instagram Ads. Quando o consumidor se interessa pelo anúncio, clica para mais informações e “aterriza” justamente nessa página.
Essa é uma ótima estratégia para estreitar a comunicação com os Leads – pessoas com grande potencial de se tornarem clientes. A partir do momento que eles fornecem alguns dados na sua Landing Page, fica mais fácil criar e enviar ofertas personalizadas.
Para produzi-la, não esqueça de criar descrições bem chamativas sobre seu produto, com fotos e/ou vídeos, avaliações de clientes, e um bom formulário de contato para converter o lead em cliente neste Natal!
3- Personalize a identidade visual da sua loja
O Natal já é uma época com gostinho de nostalgia, não é verdade? Algumas pessoas relembram a infância, enquanto outras não veem a hora de ficar mais perto da família. Então que tal usar alguns símbolos que traduzem bem essas emoções?
Aproveite ao máximo o clima natalino para dar uma nova roupagem à sua marca. Muitas empresas aproveitam a campanha de Natal para mudar o avatar – que é a foto do perfil usada nas redes sociais. Que tal adotar essa ideia?
Do tradicional Papai-Noel ao pisca-pisca da árvore de Natal, o seu ambiente virtual também pode ser transformado para conquistar o consumidor pelos olhos!
4- Invista em tráfego pago: Facebook Ads e Google Ads
Natal é sinônimo de comércio aquecido, mas isso não significa que você pode dispensar o uso das mídias pagas, como o Facebook Ads e Google Ads. Afinal, essas ferramentas são ótimas para aumentar o alcance da marca, das promoções e das suas ações.
Se a sua loja de decoração atende aos mais diversos públicos, experimente segmentar sua campanha de Natal. Dessa forma, seus produtos e suas promoções especiais chegarão ao público interessado de maneira bem estratégica!
5- Ofereça brindes que remetem ao segmento de loja de decoração
Nesta época do ano, quanto mais presentes melhor, não é verdade? Uma boa dica para surpreender e fidelizar seus clientes é oferecendo o bom e velho “brinde”. Mas atenção, esqueça o panetone ou aquele tradicional calendário com o logo da sua loja!
Experimente inovar, oferecendo itens personalizados. Tente oferecer mais de uma opção de brinde, deixando o cliente escolher aquele que mais lhe agrada.
Na dúvida sobre como presentear seus clientes, aposte em itens que possam ser utilizados tanto no Natal quanto nas comemorações de fim de ano. Assim, a sua marca será lembrada em momentos super especiais!
6- Trabalhe o SEO para o Natal
Uma campanha de Natal também é um ótimo momento para colocar em prática a famosa estratégia de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismos de Busca).
É através dela que a sua empresa será procurada pelo usuário. Para isso, produza conteúdos relevantes que atraiam os potenciais clientes para sua loja.
Você que tem uma loja de decoração, já pensou em disponibilizar textos em um blog no seu próprio site? Essa é uma boa estratégia para trabalhar as palavras-chave que estão em alta na época natalina!
Produza conteúdos que falem sobre decoração natalina para casa, para o escritório, ou com dicas de organização para a tão aguardada ceia de Natal.
Caso não queira investir na produção de um blog, você também pode trabalhar com SEO nos anúncios ou em posts de Natal nas redes sociais. A criatividade é toda sua!
UOL Meu Negócio separou dicas para aumentar as suas vendas com estratégia
Gostou das estratégias que trouxemos neste conteúdo? Além delas, você também pode colocar em prática algumas dicas certeiras para que suas vendas sejam mais práticas, seguras e satisfatórias para o seu cliente!
A primeira delas tem relação com o processo de pagamento. Deixe à disposição do consumidor os pagamentos por cartão de débito e crédito, boleto bancário e Pix. Assim, você oferece opções que conversam com o que ele deseja ou pode pagar.
Quer outra dica? O alto custo com a entrega é um dos principais motivos para abandono de carrinho. Por isso, ofereça o benefício do frete grátis, para estimular a decisão de compra do consumidor neste Natal.
O cupom de desconto também tem forte influência na preferência do consumidor. Para conquistar quem deseja economizar neste Natal, basta oferecer cartões digitais que diminuam o valor dos seus produtos – seja de maneira individual ou no valor final da compra.
E claro, priorize o bom atendimento! Não esqueça que o Natal é um período de grande movimento no comércio, principalmente no e-commerce, que ganhou novos consumidores nos últimos anos.
O que isso significa? Que o usuário espera comprar com alguém que, além de transmitir segurança e credibilidade, também tenha qualidade e agilidade no atendimento!
E agora, se sente mais preparado(a) para atender o consumidor neste Natal?
A ótima notícia é que o UOL Meu Negócio quer ajudar você nessas vendas! Vamos fechar essa parceria?
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