A sacolinha do Instagram está fazendo um verdadeiro sucesso entre os usuários! Trata-se de um recurso criado pela rede social para facilitar a venda de produtos diretamente entre uma empresa (que tem um perfil comercial) e o consumidor.
O Brasil é o segundo país que possui mais usuários no Instagram, e cerca de 86% dos brasileiros acessam a rede pelo menos uma vez ao dia. Mais de 57% dos empreendedores já utilizam as ferramentas do Instagram Shopping e 46% usam a Loja do Facebook para vender mais.
Essas informações provam que o Instagram é uma das ferramentas mais promissoras para as empresas que querem marcar presença na internet.
Neste artigo você vai entender como ativar a sacolinha do Instagram e gerar ainda mais vendas para o seu negócio!
O que é a Sacolinha do Instagram?
De uma maneira bem simples, a sacolinha do Instagram é uma ferramenta que foi inserida em 2017 na plataforma, com a finalidade de acrescentar links de produtos e serviços nas publicações dos perfis comerciais na rede.
O objetivo principal da sacolinha é facilitar o acesso entre o cliente e o produto, gerando vendas através do botão comprar. A novidade pegou tanto que só no Brasil são mais de 25 milhões de empresas brasileiras vendendo pela rede social.
Depois da pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais pela internet. Em especial o público feminino e jovem, mas os homens também estão se acostumando a comprar mais pela internet.
O que é preciso para usar esse recurso?
Para ter acesso à sacolinha do Instagram (chamado também de Instagram Shopping), é preciso seguir alguns passos, a fim de garantir que os resultados positivos apareçam:
- Conta comercial: deve-se criar um perfil comercial no Instagram
- Produtos: ter um catálogo de produtos para vincular a conta, investir em uma loja virtual para vender produtos no Instagram e na loja
- Loja no Facebook/Instagram: cadastre os produtos em um catálogo do Facebook, pois o Instagram e Facebook estão vinculados
- Regras e políticas: seguir as políticas da plataforma (já que alguns produtos não são aceitos e violam as políticas de venda)
- Ativar a loja: postar pelo menos 9 fotos para ativar a sua loja
- Verificar se o link da loja funciona: colocar o link da sua loja no perfil do seu Instagram (bio) — teste para saber se está funcionando corretamente, desde a página da home até o checkout transparente
- Profissionalismo: manter o perfil profissional, sem adicionar fotos pessoais
Como se destacar utilizando a sacolinha do Instagram?
Precisamos nos lembrar que o Instagram, assim como toda rede social, é um espaço visual, por isso é necessário investir em fotos e vídeos de qualidade. Isto é, algo que apresente bem o seu produto e que mostre os detalhes.
Abaixo de cada postagem, é necessário colocar uma breve descrição, o preço dos produtos, formas de pagamento e de envio das mercadorias (mesmo que na sacolinha já tenha o preço, é importante reforçar essas informações aos usuários).
Além de fazer postagens no feed e nos stories, você também pode investir em vídeos curtos, como no Reels (vídeos de até 30 segundos) — um recurso que gera muito engajamento e otimiza o tempo de permanência na sua página.
Sabe aqueles vídeos curtos que aparecem na aba de pesquisa do Instagram? Eles são um dos responsáveis por aumentar a interação dos usuários com uma determinada página no Instagram.
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Por que o seu negócio pode crescer com o Instagram Shopping?
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas da atualidade e possui uma visibilidade muito grande. Para saber como o seu negócio pode crescer por lá, confira a seguir:
Aumenta o tráfego de clientes
Quanto mais os usuários visualizam a sua loja no Instagram, a probabilidade de aumentar as vendas também é grande. Você pode chamar a atenção dos clientes com postagens criativas e atraentes.
Diminui possíveis dúvidas sobre preços
A sacolinha do Instagram permite que os preços dos produtos fiquem sempre visíveis e acessíveis, reduzindo a procura em seus canais de comunicação ou comentários nas postagens para saber o preço de um produto ou mesmo desista da compra.
Isso pode atrasar o processo de compra, passando também uma ideia de pouco profissionalismo e falta de comprometimento com as postagens.
Simplifica a compra do seu cliente
O cliente pode permanecer no Instagram e finalizar a sua compra de maneira fácil e rápida, sem precisar sair da plataforma. Ou seja, as chances de o usuário desistir da compra são bem menores!
O usuário gostou de um produto? Basta clicar na foto e ele será direcionado para o checkout de pagamento e assim realizar a compra rapidamente, de maneira facilitada.
Gera engajamento nas postagens
Seguindo esses passos, o engajamento de suas postagens pode ser ainda maior — curtidas, comentários e usuários salvando os posts, conquistando assim seguidores e aumentando suas vendas.
Por isso, poste fotos diferenciadas de seus produtos nos stories e no feed, aproveite para ficar de olho no número de visualizações e interações nas postagens.
Ative agora a Sacolinha do Instagram
Agora, basta ativar a sacolinha do Instagram e começar a vender!
Mantenha a frequência nas postagens, interaja com os clientes e faça as publicações de maneira criativa — o resultado virá com o tempo.
Veja como é fácil ativar a sacolinha do Instagram:
- Em sua conta comercial, vá até o perfil e clique em configurações
- Acesse a aba configurar compras no Instagram e depois em começar
- Conecte a sua conta ao Facebook, bem como o seu catálogo de produtos
- Clique para enviar a sua conta para análise, o que pode demorar alguns dias
- Assim que for aprovada, basta ativar a função compras nas configurações da sua conta comercial e pronto! É só começar a vender e enviar os seus produtos
Aproveite da melhor maneira possível e conquiste o sucesso de suas vendas hoje e sempre.