Tecnologia

Como instalar o Certificado de Segurança do Criador de Sites?

5 Mins read

Assim como no mundo físico, o universo virtual está cercado de perigos. Com a popularização da internet e o aumento das transações por conta do comércio eletrônico, muitos sites precisaram se precaver para não ter dados expostos e prejuízos financeiros.

Nesse sentido, surgiram os certificados de segurança, também conhecidos como Certificado Digital SSL. Mas afinal, você sabe para que serve essa ferramenta e como instalar o certificado de segurança no seu site?

Se você ainda não sabe muito bem a importância que esses termos têm para o seu ambiente virtual, o UOL Meu Negócio criou esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas!

E já vamos adiantando que, embora seja muito necessário para os e-commerces, o certificado de segurança também é um excelente recurso para a otimização da página no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Quer conhecer outras vantagens de instalar o certificado de segurança no seu site? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para você!

banner-criador-crie-seu-site

Tire suas dúvidas de como instalar o certificado de segurança do seu site 

Já reparou que alguns sites iniciam com “http://”, enquanto outras páginas contam com o tradicional “https://”? Você pode até não ter se dado conta, mas a letra “s” no endereço representa a tecnologia SSL (Secure Sockets Layer ou Camada de Soquete Seguro).

Ou seja, nada mais é do que um certificado digital que confere uma “camada” de segurança a mais nas informações de um site. Quer entender com mais detalhes como essa tecnologia funciona? Então acompanhe os próximos tópicos!

O que é o certificado SSL e porque é importante para o seu negócio?

O certificado SSL é um protocolo que tem como principal missão garantir a integridade dos dados que circulam no seu site e servidor de hospedagem. Ao adotar esse recurso no seu site, você garante que as informações transferidas não sejam modificadas e, claro, também impede que o seu ambiente virtual seja atacado pelos temidos criminosos virtuais.

Vantagens que o certificado SSL oferece para o seu site

Você está abrindo o seu negócio digital? Então já considere que uma das suas prioridades é instalar o certificado de segurança no seu site. Sabe por quê? Com o certificado SSL você oferece uma área segura para os consumidores compartilharem dados pessoais e de pagamento para adquirir os produtos, por exemplo.

Além da proteção dos dados confidenciais, também é possível evitar a prática de phishing, um crime virtual muito comum que ocorre quando criminosos entram em contato com os seus clientes, normalmente por e-mail, se passando pela sua empresa.

E claro, o fator confiança é essencial para que o consumidor escolha comprar no seu negócio. Para que isso fique bem claro, ao instalar o certificado de segurança no seu site você passa a contar com alguns elementos que indicam que o seu site é seguro, entre eles:

  • O símbolo de um cadeado fechado, no início da barra de endereços
  • O selo de site seguro, que indica que a página respeita a privacidade e cuida dos dados dos visitantes

Ao instalar o certificado de segurança no seu site você também garante uma experiência melhor ao usuário e melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

Vamos mostrar mais detalhes dessa vantagem ao longo do conteúdo!

Como funciona um certificado de segurança?

Você já ouviu falar de algoritmos criptografados? O termo pode parecer complicado, mas fique tranquilo(a), o UOL Meu Negócio vai traduzir tudo de maneira bem prática para você entender como funciona o certificado de segurança.

O certificado SSL impossibilita a leitura dos dados transferidos entre usuários e sites ou entre dois sistemas. Ou seja, a ferramenta usa os algoritmos criptografados (ou criptografia) para “embaralhar” os dados em trânsito.

Isso significa que, mesmo que os criminosos virtuais tentem acessar as informações, irão se deparar com a forte barreira de proteção dos certificados de segurança. Neste caso, além de tornar o acesso complicado, tratará de omitir os dados através de códigos — sejam eles nomes, endereço, número de cartão de crédito ou qualquer outra informação financeira.

Por que é preciso ter um certificado de segurança no seu site?

O relatório da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, mostrou que os ataques hackers em pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras cresceram 41%, de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período de 2021.

Esse número surpreende, não é verdade? Mas, a boa notícia é que ao instalar o certificado de segurança no seu site, a sua empresa, com certeza, não entrará para essa triste estatística.

Além de proporcionar uma segurança maior nos dados, o certificado SSL é muito importante para as transações de pagamento na sua loja virtual, seja para ocliente que paga por cartão de crédito, débito ou Pix.

Pensa que acabou? Então saiba que, desde 2018, o navegador Google Chrome alerta os usuários sobre quais sites são seguros (quando o endereço eletrônico começa com https://) e quais não são (quando iniciam com http://).

Dessa forma, os certificados de segurança também auxiliam na otimização para posicionamento no Google. Ou seja, um site considerado como “não seguro” terá mais dificuldades de aparecer nos resultados de busca ou sequer aparecerão para os usuários!

Passo a passo de como instalar o certificado de segurança no Criador de Sites

Gostou de conhecer as vantagens que essa ferramenta pode trazer ao seu negócio? Então que tal aprender como instalar o certificado de segurança no Criador de Sites do UOL? 

Preparamos um passo a passo para você ver como é fácil ter um site seguro na internet!

1 – Após contratar o certificado SSL no UOL Host, você pode acessar o painel do cliente e informar os seus dados de login. Você pode ingressar através do seu CPF, CNPJ ou através da sua conta do Google ou Facebook.

2 – Na página seguinte, você vai se deparar com um menu lateral. Procure pela seção “Certificado SSL” e escolha a opção “Gerenciar”.

3 – Depois, é só clicar em “Instalar” (se você utilizar o certificado no UOL Host).

4 – Clique novamente em “Instalar”, para dar início ao processo.

5 – Depois que a instalação for concluída, é necessário aguardar até 2 horas para que o seu domínio fique online em todo o mundo, que é o chamado “prazo de propagação”.

Viu como é prático e rápido? Se você já resolveu que vai abrir o seu negócio online e ainda não sabe com quem contar para torná-la visível para os seus potenciais clientes, conheça agora mesmo o Criador de Sites do UOL Meu Negócio!

Coloque o seu negócio na internet hoje mesmo e aproveite para garantir um ambiente seguro para você e seus visitantes!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…