O mundo dos negócios em 2021 foi marcado por várias transformações e novos hábitos de consumo por parte das pessoas. Um dos fatores que contribuíram para acelerar essas mudanças foi a pandemia e podemos dizer que elas ainda vão nos acompanhar por muito tempo.
Sob a ótica dos negócios, as empresas precisaram se reinventar para se manterem no mercado. Nesse sentido, enquanto as pessoas precisaram ficar em casa para se protegerem, as empresas foram para a internet.
Apesar desse cenário desafiador para empresas e consumidores, é necessário ir um pouco além para enxergar as oportunidades para o seu negócio.
Veja o que você vai encontrar neste artigo:
- Mudanças que 2020 trouxe para o mercado brasileiro em 2021
- Principais tendências do mundo dos negócios
- Retrospectiva: Negócios que estiveram em alta em 2021
- Cenário atual e expectativas do mundo dos negócios para o próximo ano
Mundo dos negócios: mudanças que 2020 trouxe para o mercado brasileiro em 2021
Vamos parar para refletir sobre as mudanças que 2020 trouxe para o mercado brasileiro em 2021, tanto para as empresas como aos consumidores, já que manter o negócio funcionando foi um desafio e tanto como:
- Quem trabalhava presencialmente em uma empresa precisou aprender a trabalhar de casa, equilibrando as outras tarefas domésticas e manter a produtividade
- A pessoa empreendedora também teve que adaptar o seu trabalho em casa
- A concentração no trabalho também foi um desafio, já que os ruídos externos, como dos vizinhos e até mesmo da rua, passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas
- Os passeios em família, encontros de amigos, shows, comemorações e celebrações foram suspensos, diminuindo as vendas de produtos e serviços desses setores
- A máscara no rosto e o álcool em gel nas mãos passaram a ser os nossos companheiros diários para proteger nossa saúde contra a contaminação do coronavírus, o que aumentou as vendas desses produtos, chegando a ficar até em falta no mercado
- As vendas presenciais em 2020 foram praticamente suspensas — salvo aqueles que eram de setores essenciais —, obrigando as empresas a enviarem as mercadorias por frete, Correios e deliverys (principalmente os restaurantes, lanchonetes, sorveterias, etc)
A pandemia X Micro e pequenos empreendedores
Trazendo dados relevantes sobre o mundo dos negócios e empreendedorismo no Brasil em 2020 e 2021, veremos um cenário onde muitas empresas fecharam as portas por causa da pandemia.
De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas empresas, mostrou que a pandemia do coronavírus provocou o fechamento temporário ou definitivo de negócios dos setores de:
- 40,9% Comércio
- 39,4% Serviços
- 37,0% Construção
- 35,1% Indústria
Nas empresas que ainda estão em atividade, mais de 70% delas indicaram na pesquisa que a pandemia impactou diretamente o seu negócio. Outras 16,2% declararam que o impacto foi menor ou inexistente. Por outro lado, cerca de 13,6% das empresas afirmaram que encontraram oportunidades de negócios mesmo na pandemia.
A pesquisa mostrou também quais foram os quatro setores que mais sofreram com a pandemia do coronavírus, são eles:
- 74,4% Serviços
- 72,9% Indústria
- 72,6% Construção
- 65,3% Comércio
Dentro da perspectiva da pesquisa, podemos destacar ainda que as maiores dificuldades que as pessoas empreendedoras enfrentaram na pandemia foram a queda nas vendas e o desafio de manter as contas em dia, já que a renda mensal da empresa foi comprometida de certa forma.
Nesse sentido, as empresas precisaram recorrer ao empréstimo de bancos ou financeiras para conseguir pagar as contas e também continuar comprando mercadorias com os fornecedores.
Mesmo com os apertos financeiros e a necessidade de enxugar custos, os micro e pequenos empreendedores estão conseguindo enxergar oportunidades e se reinventarem no mundo dos negócios.
Novos hábitos do consumidor
Depois de tantas mudanças envolvendo a forma das empresas atuarem no mundo dos negócios, o comportamento do consumidor também se transformou.
Agora, o chamado “novo normal” (que compreende os hábitos das pessoas adquiridos em meio à pandemia), revelou o que os consumidores desejam:
- Manter a saúde da família em primeiro lugar, buscando soluções práticas para não precisar comer fora todos os dias, contando com serviços de delivery para entrega de itens de supermercado, farmácia, etc
- Investir em boas plataformas de entretenimento online para assistir séries, filmes, documentários, programas, etc
- O novo consumidor não está tão ligado às marcas, ou seja, ele prefere comprar itens de qualidade a um preço acessível, do que escolher apenas uma marca para comprar
- As compras de itens essenciais passaram a ser prioridade na vida dos consumidores, deixando de lado as compras de produtos supérfluos
- Preocupação com a higiene e limpeza dos estabelecimentos onde os consumidores podem frequentar, já que se sentem mais seguros quando as empresas adotam essas medidas (medição de temperatura na entrada, álcool em gel disponível para uso e funcionários de máscara todo o tempo)
Ambiente virtual
Comprar e vender pela internet é uma prática cada vez mais comum no nosso dia a dia. As empresas vendem mais quando anunciam seus produtos e serviços e os consumidores estão mais familiarizados em comprar no mundo digital.
Portanto, as empresas que trabalham a presença digital e buscam estar em vários canais de comunicação, alcançam mais clientes e se destacam mais no mercado:
- Redes sociais: o Instagram e Facebook são ótimas ferramentas para divulgar os seus produtos e serviços na internet, aproveitando a visualização e o alcance das publicações
- Lojas: ter uma loja na internet é uma das facilidades que a modernidade trouxe aos consumidores e que ganhou força durante a pandemia. Se o cliente não pode ir até à loja, basta acessar o endereço virtual
- Sites: são considerados o cartão de visitas do seu negócio, por onde os clientes acessam, visualizam a sua empresa na internet e isso gera uma primeira impressão positiva e a contratação dos seus serviços
E por falar em mudanças e tendências do mundo dos negócios, vamos conferir quais foram os destaques de 2021 no próximo tópico.
Principais tendências do mundo dos negócios que ocorreram em 2021
De acordo com os dados apurados pelo Ministério da Economia e publicados no Estadão, mais de 782 mil novos negócios nasceram em 2020 e se firmaram ainda mais em 2021.
Isso mostra mais uma vez que as pessoas empreendedoras estão buscando soluções para saírem da crise através da abertura e desenvolvimento de uma empresa.
Vamos conferir as principais destaques de atividades em 2021:
Trabalho remoto
O trabalho remoto já era um assunto familiar entre colaboradores e empresas, sendo essa uma iniciativa para economizar recursos. Depois que a pandemia começou em 2020, essa realidade passou a ser ainda mais presente na vida dos brasileiros.
Os empreendedores também tiveram que se adaptar ainda mais para levar o trabalho para casa, dando conta dos pedidos dos clientes e de toda a parte de entrega das mercadorias.
Lojas virtuais
As lojas virtuais também ocupam esse pódio das tendências do mundo dos negócios. Afinal, foram mais de 1,6 milhão de novas lojas virtuais abertas em 2021, de acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro.
Com uma loja virtual a pessoa que empreende pode alcançar mais clientes através da internet, criando um ambiente online pronto para vender.
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Produtos Artesanais
Valorizar os produtos feitos por artesãos é uma tendência que teve um crescimento em 2021 e tem grande potencial para 2022.
Isso porque as pessoas têm prazer em saber como foi feita aquela mercadoria e também é uma oportunidade de ter um produto personalizado e só seu.
Aplicativos de entregas
Os aplicativos de entregas facilitam e muito a nossa vida, principalmente das pessoas empreendedoras.
Basta escolher, baixar no celular e começar a usar. Em poucos cliques, temos uma refeição deliciosa em casa, a entrega das compras de supermercado, itens de feira e muito mais.
Vendas online
Vender online passou a ser a principal atividade das empresas, já que é na internet que os consumidores estão. Portanto, destacar o seu negócio na internet passou a ser quase uma necessidade para continuar alcançando mais clientes.
Retrospectiva: Negócios que estiveram em alta em 2021
Por fim, vamos acompanhar agora os negócios que estiveram em alta em 2021, sendo aqueles que conseguiram se adaptar ao novo normal e se posicionar no mercado pós-pandemia.
Brechós Online
As roupas paradas que não usamos mais, os calçados que não servem e até mesmo produtos eletrônicos podem ser vendidos no brechó. Essa é a oportunidade perfeita de vender desapegos das pessoas na internet e auxiliar no consumo sustentável.
Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura são tendências que vieram para ficar. Em 2020, houve um aumento de novas assinaturas de 10 a 12%, de acordo com a pesquisa da Betalabs.
Trata-se de oferecer produtos e serviços com recorrência aos clientes por meio de uma assinatura mensal ou quinzenal. Alguns exemplos de clubes de assinaturas são:
- Cosméticos e produtos de beleza
- Livros e revistas
- Bijouterias
- Vinhos e cervejas
- Pães e café
- Comidas saudáveis
- Roupas e acessórios
Produtos vegetarianos e veganos
O número de pessoas vegetarianas e veganas no Brasil está em alta a cada ano. De olho nessa tendência, muitas empresas têm investido em produtos e serviços nesse setor.
Além de se preocupar com a saúde e de não consumir nada de origem animal, a iniciativa chama a atenção também para produtos de beleza que não sejam testados em animais.
Produtos naturais e caseiros
Além de valorizar os produtos feitos por comerciantes locais, os consumidores estão de olho em mercadorias naturais e de origem caseira, o que garante o sabor e qualidade sempre.
Exemplos de produtos naturais e caseiros:
- Bolos, pães, tortas e biscoitos
- Sabonetes caseiros
- Velas aromáticas
- Cosméticos feitos em casa
- Amaciante e sabão
Saúde e higienização
A pandemia deixou a população em alerta sobre a saúde, principalmente quando precisamos sair para resolver algo na rua ou mesmo trabalhar.
Nesse sentido, a preocupação com a saúde e higiene se expandiu para a forma como as empresas embalam os produtos, se a higiene foi reforçada no processo, etc.
Até mesmo com os bichos de estimação, esses cuidados foram reforçados por pet shops para cuidar bem dos pets enquanto são atendidos.
Cenário atual e expectativas do mundo dos negócios para 2022
Diante desse terreno fértil que foi o ano de 2021 para o mundo dos negócios, é hora de mirarmos em 2022: o que podemos esperar no ano seguinte? Como preparar a empresa para isso? Vamos conferir a seguir.
Como preparar seu negócio para o próximo ano
Pensar em adotar cada vez mais a tecnologia nos processos da empresa é o primeiro passo para se preparar para o futuro.
O mundo mudou depois da pandemia e as tendências mostram isso.
- Investir cada vez mais em uma loja virtual ou site para divulgar o seu negócio com mais solidez no mercado
- Usar a tecnologia ao seu favor, tendo acesso a programas de controle de estoque, contas a pagar, vendas a receber e tudo o que for facilitar a sua rotina empreendedora
- Ler bastante sobre empreendedorismo, bem como a área em que a sua empresa está. Na Academia do UOL Meu Negócio você tem acesso aos melhores conteúdos para micro e pequenas empresas se destacarem no mercado, usando o marketing digital ao seu favor
- Estudar a concorrência, como ela está se comportando diante do cenário desafiador pós-pandemia é uma excelente opção para a pessoa empreendedora aprender e tirar boas lições
- Criar um relacionamento cada vez mais sólido com os seus clientes, oferecendo mimos e brindes nas compras, cupons de desconto e perguntar o que acharam dos produtos. Essas são formas de aumentar as buscas da sua empresa na internet, sem deixar de lado a humanização dos processos.
O ano de 2022 promete! Portanto, esse é o momento de refletir e se preparar para as tendências e oportunidades de expandir ou começar o seu negócio do zero.
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