O termo Lead é bastante comum no meio do marketing digital e é usado para definir um público ou pessoas específicas a serem atingidas pelo conteúdo e produtos que uma empresa oferece.
Não dá para criar uma estratégia de vendas eficiente, sem considerar a localização do lead, ou seja, onde ele pode ser encontrado.
Neste artigo, você vai saber onde encontrar os leads que estejam interessados e convertê-los em vendas para o seu negócio. Continue acompanhando!
O que é Lead?
Basicamente, um lead é uma pessoa possivelmente interessada nos produtos e serviços que uma empresa oferece.
Quando uma empresa gera conteúdo na internet, seja em blog, site ou nas redes sociais, os usuários passam a interagir com a página e a se interessarem pelo conteúdo. Nesse sentido, você pode incluir um formulário para que ele preencha com seus dados.
Assim, quando a empresa coleta esses dados elas passam a ser um lead em potencial para se converter em vendas, com altas chances de se tornarem clientes no futuro.
A empresa pode armazenar os dados dessas pessoas de forma a alimentá-las com conteúdos e pequenas soluções que despertarão o interesse do lead sobre um problema e a possível solução dele.
O lead passará por uma jornada de compra até o seu produto, que faz parte do funil de vendas, algo muito usado em marketing digital. Veja o que significa o funil de vendas e como ele é composto:
- Topo: fase em que os leads estão conhecendo a sua empresa através dos conteúdos e outros materiais
- Meio: aqui, os possíveis clientes já sabem o que desejam comprar, mas precisam de mais informações que os convençam
- Fundo: é a parte onde os leads estão conscientes e decididos pela compra e se tornam clientes!
Por que sua empresa precisa gerar leads?
Os consumidores passaram a adotar um determinado comportamento em comum antes de comprar o produto, que é:
- Analisar o conteúdo de uma empresa/marca em sites, blogs e etc
- Entender qual é o ramo de atuação do negócio
- Comparar os preços e vantagens dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas na internet
- Pensar bem e decidir pela compra
Por isso, é papel do empreendedor mostrar qual é a necessidade do lead e qual é a solução para o seu problema.
É importante mencionarmos essa jornada de interesse que um lead possui antes, durante e após a compra de um produto, pois é esse o caminho a seguir para converter os seus leads em vendas.
Como transformar visitantes em Lead?
Os visitantes são usuários que utilizam a internet para navegar por sites e plataformas digitais. Na prática, eles não estão comprando nada, apenas visitando as páginas na internet para entretenimento.
Por exemplo, em um portal de notícias de turismo, se pelo menos 400 pessoas visitam o site por semana, isso significa que elas estão interagindo com o conteúdo apresentado, mas não estão necessariamente comprando pacotes de viagem.
O que realmente conta como lead é quando ele pesquisa uma palavra chave na internet, se interessa pelo conteúdo oferecido, passa a conhecer o site ou loja da empresa e acaba comprando os itens no futuro.
Podemos citar os principais materiais ricos disponíveis para download que ajudam a transformar visitantes em leads, bem como convertê-los em vendas para o seu negócio, oferecendo gratuitamente. São eles:
- Infográficos
- E-books
- Quiz
- Planilhas
- Guias, tutoriais e muito mais.
O que pode ser observado
Considere o tempo a seu favor para conquistar os seus leads. Agindo no tempo certo, você terá muito mais chances de conquistá-lo mais rápido.
À medida que os leads se cadastram em seus formulários, é preciso fazer uma limpeza na base de contatos para retirar aqueles que se descadastraram de alguma forma, deixando apenas os que são contatos preparados para os próximos passos de conversão.
Depois de limpar as listas de contatos, é hora de organizá-las para que estejam sempre prontas para as novas campanhas de marketing que você criar.
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Como transformar Lead em cliente?
Depois de passar pela jornada de conhecimento da existência de um problema e a solução para ele, o lead estará pronto para seguir para a próxima etapa que é comprar um produto.
Ao reunir as informações e contatos dos seus leads, você estará a um passo de vender os seus produtos com mais eficiência e rapidez.
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Utilize bem seus canais de comunicação
Os canais de comunicação usados para converter um lead em cliente podem ser: as suas redes sociais, blog, canal no youtube e o e-mail.
A estratégia para usar bem os canais de comunicação é basicamente:
- Criar mensagens que façam o visitante/lead tomar uma decisão. Seja se inscrever no seu canal do Youtube, baixar um material gratuito ou aceitar o envio de mensagens por e-mail
- As redes sociais devem seguir o mesmo objetivo de atrair a atenção dos visitantes, a fim de que eles conheçam mais sobre a sua empresa e decidam comprar
2. Produza bons conteúdos focados no seu público
Se a sua empresa está no ramo de produtos de beleza, nada melhor do que dar dicas para o seu público sobre cuidados com a pele e os cabelos, produtos de beleza que estão em alta e etc.
As pessoas tendem a se identificar mais com marcas que oferecem dicas gratuitas de como cuidar de uma área de sua vida, tornando-a mais fácil, aumentando as chances de comprarem os seus produtos.
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3. Crie um bom relacionamento com seus clientes
Dar atenção aos clientes deve ser feito todos os dias, seja por meio das redes sociais, dos e-mails e da sua própria loja virtual ou site (se ainda não tem, saiba como criar o seu espaço virtual nos tópicos a seguir).
Assim que o cliente comprar um produto, é importante saber como foi a sua experiência, se gostou ou não, se possui alguma sugestão para melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes.
4. Acompanhe seus resultados
É possível acompanhar os seus resultados de conversão dos leads em vendas por meio de planilhas no Excel ou ferramentas que te ajudem a gerenciar as suas tarefas no dia a dia.
O que esses resultados devem apresentar?
- Quantos leads você possui
- Nome completo, e-mail e telefone de contato deles
- Se já fizeram a primeira compra ou não
- Se gostaram do produto e voltariam a comprar com a sua empresa
- Como está a nutrição de conteúdos ricos via e-mail
Como e-mail marketing pode auxiliar nesse processo
O e-mail marketing é uma ferramenta que ajuda o lead a entender melhor o que ele precisa fazer através de mensagens claras e objetivas.
Portanto, é imprescindível criar e-mails que contenham informações para os leads em qualquer etapa da conversão de vendas.
Veja um exemplo de e-mail marketing abaixo:
- 1º E-mail: convide o visitante/lead para ler um conteúdo rico relacionado com o seu negócio, como as dicas de beleza que citamos no tópico anterior
- 2º E-mail: lembrete para saber se o lead conseguiu ler o material gratuito. Chamada para conferir outros conteúdos no seu blog ou visitar ou passar a seguir a sua página nas redes sociais
- 3° E-mail: mostre um case de sucesso da sua empresa, um cliente que comprou o seu produto ou serviço e gostou bastante. Você também pode oferecer uma consultoria grátis ou demonstração do produto para o lead
Agora, o seu lead estará pronto para um contato mais comercial, focando nas vendas dos seus produtos!
E para profissionalizar a sua comunicação com os clientes, tenha um email personalizado da sua empresa, gerando mais credibilidade e autoridade na internet através do E-mail Profissional do UOL Meu Negócio!
Depois de criar o seu e-mail profissional, comece a elaborar campanhas de venda através da ferramenta de E-mail Marketing do UOL Meu Negócio, alcançando os leads qualificados e prontos para se tornarem seus clientes!