Está achando que as 24 horas do dia não são suficientes para as suas demandas? Com a rotina cada vez mais agitada, é difícil não ter essa sensação, concorda?
Aumentar a duração do dia é algo impossível de se fazer. Então que tal focar em ações que podem tornar o seu tempo mais rentável? Se você está disposto a ter processos mais otimizados, a dica é: trabalhe a gestão de tempo!
Essas duas palavras podem ser as melhores aliadas de um empreendedor. Mas para isso, é importante conhecer as ferramentas de gestão de tempo. São elas que tornarão a sua agenda de afazeres muito mais organizada.
Quer mais benefícios?
Uma boa gestão permite fazer mais em menos tempo, diminui o estresse e deixa você muito mais satisfeito após um dia de vendas.
Vamos juntos dar o primeiro passo para desfrutar de tudo isso?
A partir de agora, aprenda a usar o tempo a seu favor!
O que é gestão de tempo?
A gestão do tempo é um processo de priorização e organização de tarefas. Com planejamento, é possível traçar como elas devem ser executadas para o melhor aproveitamento do tempo. Assim, ganha-se mais produtividade e eficiência na rotina.
Vale lembrar que essa estratégia é útil para qualquer profissional, mas é ainda mais importante para empreendedores. Consegue entender o motivo?
É comum que micro e pequenos empreendedores tenham que fazer boa parte das atividades sozinhos. Ou seja, no dia a dia, pode ocorrer de certas tarefas serem priorizadas enquanto outras são deixadas para depois.
Você está passando por essa situação?
Então é importante dizer que não há problema nenhum em estabelecer prioridades. O problema é quando nunca sobra tempo para resolver o que foi deixado para depois.
Por isso, é essencial organizar as horas de trabalho por meio do planejamento de tempo!
Benefícios de uma rotina organizada
Com uma rotina organizada fica mais fácil equilibrar a vida pessoal e profissional. Além disso, o empreendedor ganha mais tempo para entender o que é realmente relevante.
Mas os benefícios não terminam por aí. Se você deseja conhecer todos eles, continue a sua leitura e confira tudo o que o UOL Meu Negócio descobriu para você:
Produtividade
Um dos principais problemas na vida do empreendedor é justamente não conseguir hierarquizar as atividades. Com uma rotina organizada, você gasta menos tempo tentando entender o que deve ser feito e de que forma deve ser executado.
Deixe de lado a procrastinação e torne o seu dia a dia mais produtivo!
Economia
Você pode até não ter se dado conta, mas uma rotina organizada tem impacto direto na sua saúde financeira. Basta ter o hábito de anotar e controlar os gastos da sua empresa. Dessa forma, você evita gargalos que prejudicam o orçamento.
Tenha uma visão geral do seu fluxo de caixa e evite os gastos desnecessários!
Cumprimento de Metas
Sabia que até mesmo para alcançar metas é preciso colocar o pé no freio? Através de uma boa gestão de tempo, é possível dedicar algumas horas do dia para pensar, mensurar e analisar cenários.
Ou seja, essa é uma situação que só empreendedores com a rotina organizada conseguem colocar em prática. Acredite: isso faz toda a diferença para as estratégias de vendas!
Gestão de tempo: Quais as técnicas mais usadas?
Agora, o UOL Meu Negócio convida você a arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!
Sabemos que a rotina de quem cuida do próprio negócio pode ser bem desafiadora. Afinal, mais do que vender, é necessário:
- Realizar o atendimento ao cliente
- Manter o contato com os fornecedores
- Controlar as entradas e saídas do estoque
- Fazer compras de insumos ou mercadorias
- Gerenciar os recursos financeiros
- Produzir estratégias de marketing para captar clientes.
Diante de tantas demandas, a pergunta que fica é: como estabelecer hábitos que tornem o tempo mais proveitoso?
Para responder essa pergunta, separamos as técnicas mais usadas por quem precisa aproveitar cada segundo.
Conheça algumas delas e comece a praticá-las assim que o seu despertador tocar!
Construa uma rotina
Esse é um hábito básico para quem deseja otimizar a gestão de tempo. Tente estabelecer um ritmo que deverá ser seguido todos os dias – considerando tanto as suas atividades empresariais quanto as suas tarefas pessoais.
Por exemplo: tente definir um horário para o seu café, para realizar atividades físicas, refeições, e claro, um horário fixo para o início e o fim da sua jornada de trabalho.
Introduza métodos de gestão no seu dia a dia
Já ouviu falar do Método GTD? A sigla significa “Getting Things Done” ou “A arte de fazer acontecer”, e tem como princípio usar a capacidade mental para fazer o que de fato é necessário.
Nesse sentido, você irá focar em 5 etapas que ajudam a ter mais controle sobre as atividades:
- Capturar: indique o que precisa da sua atenção e organize essas atividades.
- Esclarecer: analise as atividades e decida se alguma delas requer uma ação.
- Organizar: liste os itens de acordo com a sua preferência e separe tudo em listas.
- Refletir: reveja as listas para garantir que todas as atividades foram lembradas.
- Engajar: é hora de colocar em ação as tarefas indicadas nas listas.
Precisa de um método que faça diferença a curto prazo?
Então você pode praticar o Método Pomodoro, uma das técnicas mais conhecidas de gestão do tempo.
A ideia é a seguinte: divida seu tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos – cada um deles será chamado de pomodoro. Ao final de cada um desses períodos, você fará um intervalo de 5 minutos.
Depois de fechar 4 intervalos de trabalho de 25 minutos, você deverá fazer uma interrupção mais longa, de até 30 minutos. A ideia é que, enquanto você trabalha no Método Pomodoro, deverá realizar apenas as suas tarefas, sem dar atenção a outras demandas.
Ou seja, se chegar um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp, você terá que esperar aquele pomodoro encerrar para realizar essas atividades.
Faça uma tarefa de cada vez
Quando você faz muitas atividades ao mesmo tempo, não consegue se concentrar em nenhuma delas. Por isso, tente se dedicar em uma tarefa de cada vez, pois aumentam as chances de executá-las com maior rapidez!
E agora, se sente mais preparado para administrar o seu tempo do jeito certo?
As melhores ferramentas para a gestão de tempo
Antes de encerrar o conteúdo, o UOL Meu Negócio vai deixar 3 exemplos de ferramentas de gestão de tempo que ajudam e muito no fator produtividade.
Vamos conhecê-las?
1. Trello
Essa ferramenta de gestão de tempo possui um painel onde você pode criar cartões para cada tarefa. Em cada um deles é possível incluir detalhes, como prazo de entrega, anexos e comentários.
Na página inicial, as atividades são categorizadas em diferentes colunas, entre: tarefas a fazer, tarefas em andamento e finalizadas. O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas e está disponível gratuitamente para Android, iOS e computador.
Deseja testar outra ferramenta semelhante? Então experimente utilizar o Runrun.it!
2. Google Workspace
É a versão corporativa das ferramentas do Google. Com ele, é possível ter acesso ao Gmail, Agenda, Google Drive e muito mais. E o melhor, tudo em um só lugar!
Dessa forma, todas as ferramentas ficam centralizadas e você ganha mais tempo para executar as suas atividades. Porém, vale lembrar que o serviço não é gratuito.
A boa notícia é que no UOL Meu Negócio você tem acesso a planos do Google Workspace que cabem no seu bolso. Conheça todos eles!
3. UOL Cloud
Quer ter acesso aos seus documentos a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel? Com a ferramenta de Computação em Nuvem do UOL você pode!
Além disso, esse recurso possibilita a sincronização dos dados. Portanto, se você trabalha com o auxílio de outro colaborador, pode compartilhar seus arquivos em tempo real.
Não é uma ferramenta perfeita para quem não tem tempo a perder?
Agora que você chegou ao fim do nosso conteúdo, chegou a hora de listar o que de fato a sua empresa está precisando. Um bom começo é acessar o nosso site!
Lá você encontra ótimas ferramentas e recursos para tornar a sua rotina muito mais produtiva.
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