O e-commerce brasileiro vem se mostrando um território cada vez mais completo. É nesse comércio eletrônico que estão presentes as maiores redes varejistas, além de pequenos e médios negócios que atendem a todo desejo e necessidade do consumidor.
Se você é empreendedor e não vê a hora de disponibilizar os seus produtos em alguma plataforma de venda digital, não faltam empresas que podem servir de inspiração para o seu negócio.
O consumidor que procura por um determinado produto nos mecanismos de busca consegue ter acesso a infinitas opções de lojas virtuais, com os mais variados preços, descontos, taxas de frete e tempo de entrega.
Diante de tantas opções no mercado, o empreendedor se vê cada vez mais desafiado a implantar estratégias de marketing que não sejam só eficientes para as vendas, mas também criativas para chamar a atenção e fidelizar o consumidor.
Você está em busca de motivação para colocar o seu negócio em lugar de destaque no e-commerce brasileiro? Então não deixe de conferir as empresas que podem servir de inspiração nessa jornada!
Boa leitura!
E-commerce brasileiro: qual o cenário do mercado atual?
Para quem está em busca de um ambiente estável e seguro para investir, o e-commerce surge como uma excelente opção para promover a venda de mercadorias e serviços na internet.
O setor vem registrando sucessivos recordes desde que apresentou um grande pico de vendas no ano de 2020, época em que o mundo vivia o isolamento social provocado pela pandemia.
Se em algum momento você percebeu esse novo momento do e-commerce e decidiu empreender no digital, a ótima notícia é que você está no caminho certo. Afinal, os números são cada vez mais animadores!
Nos últimos dois anos, o e-commerce brasileiro expandiu, ganhou ainda mais confiança do público que já comprava pelas plataformas digitais, e conquistou quem ainda tinha receio em se render ao comércio eletrônico.
Segundo dados da 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, da PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, o e-commerce brasileiro alcançou a marca de 1,6 milhão de lojas virtuais em 2021.
O número é 22,05% maior que os registrados em 2020, e a tendência de alta para o faturamento do setor também continua forte.
Segundo projeção realizada pela Neotrust, a receita do comércio eletrônico deve subir cerca de 9%, atingindo um recorde de R$ 174 bilhões em 2022. Ou seja, o e-commerce brasileiro continua bem aquecido!
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Sabemos que a tarefa de empreender é cercada de algumas dúvidas relacionadas a estratégias, planejamento e até mesmo em relação aos termos que cruzam a sua jornada de vendas.
O UOL Meu Negócio está aqui para esclarecer todas essas questões, desde as mais complexas até as mais simples. Quer um exemplo? Você ainda tem certa dificuldade em saber as diferenças entre e-commerce e marketplace? Então vamos resolver isso agora!
A principal diferença entre e-commerce e marketplace é que, enquanto o primeiro é uma loja exclusiva, o segundo conta com várias lojas em um único ambiente virtual, semelhante a um shopping, mas na internet.
Ou seja, se você optar por um e-commerce próprio, terá mais liberdade para promover ações de marketing exclusivas para a sua marca e direcionadas para o seu público.
Ao expor o seu produto em um marketplace, você garante uma visibilidade maior, mas também terá que lidar com a forte concorrência. Afinal, o nome do seu negócio estará ao lado de outras marcas — que podem ser de pequeno, médio e até grande porte!
O que mais vende no e-commerce brasileiro?
Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em 2021, as compras realizadas por e-commerces atingiram de forma positiva os setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,4%), móveis e eletrodomésticos (28%) e tecidos, vestuário e calçados (10,2%).
Na sequência, aparecem na lista de itens mais vendidos:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,9%)
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,6%)
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,8%)
- No fim da lista, os livros, jornais, revistas e papelaria (2,1%)
Segundo a mesma pesquisa, algumas projeções já apontam que em 2022 as categorias que mais devem crescer são:
- Eletrônicos (21%)
- Eletroportáteis (19%)
- Alimentos e bebidas (18%)
Já os que devem apresentar maior faturamento serão os setores de telefonia (R$ 32,4 bilhões), eletrodomésticos (R$ 23,7 bilhões) e eletrônicos (R$ 18,6 bilhões).
Como se inspirar e ter ideias de outras lojas virtuais
Você já deve ter ouvido a famosa frase de que “nada se cria, tudo se copia”. Mas, se ao invés de simplesmente copiar as estratégias de outros e-commerces, você pudesse usá-las como inspiração para o seu nicho de mercado?
Existem muitas ideias inovadores no e-commerce brasilerio que, se bem aproveitadas, podem auxiliar muitos outros negócios a prosperar. Você não precisa seguir fielmente a estratégia de outras marcas. Afinal, o mais interessante é que você consiga adaptá-las ao seu modelo de negócio.
Com a digitalização dos processos, por exemplo, o marketing digital surge como uma excelente alternativa de captação e fidelização do consumidor. Mas, lembre-se que não adianta focar os esforços em estratégias que atraem o cliente, mas não oferecem a possibilidade de acompanhá-lo durante a jornada de compra e no pós-venda.
Um bom atendimento faz toda a diferença para a sua loja virtual continuar recebendo visitantes. No próximo tópico, você vai conhecer exemplos de marcas que apostaram no bom relacionamento com o consumidor e conquistaram um ótimo reconhecimento no mercado!
Se inspire e conheça cases de sucesso de e-commerces brasileiros
Para quem está começando a vender no e-commerce brasileiro, vale a pena conhecer o nome de algumas das principais empresas que hoje dominam esse setor.
Separamos 5 delas para você se inspirar. Confira a seguir!
1. WINE
Essa loja virtual fez uma verdadeira revolução no mercado de vinhos. O sucesso surgiu depois que a marca se especializou em entregar as bebidas diretamente na casa dos clientes.
Uma experiência até então inovadora e que criou um novo nicho para o e-commerce brasileiro.
2. Decathlon
A gigante do ramo esportivo é referência quando o assunto são as peças de inverno. Está constantemente entregando ofertas especiais aos consumidores que acessam o site, além de investir com frequência nas ações de e-mail marketing, fisgando o cliente através das ações promocionais.
Neste caso, a marca também possui lojas físicas espalhadas pelo país e oferece condições tanto de entregas quanto facilitando para o consumidor comprar online e retirar os produtos nas lojas.
3. Dafiti
Inicialmente a marca vendia apenas calçados e, pouco a pouco, ampliou a variedade de produtos do seu catálogo.
O resultado é que atualmente a Dafiti é o maior e-commerce de moda da América Latina. Além da vasta quantidade de produtos (cerca de 85 mil), a marca se destaca pela excelente experiência de compra ao cliente.
4. Petlove
Quem compra, adora um desconto, não é mesmo? Um bom exemplo de marca que aposta na fidelização do cliente é a Pet Love.
A empresa, referência na venda de produtos e acessórios para animais, oferece logo na página inicial do site um desconto de 20% aos novos clientes.
Ainda é possível participar de planos que oferecem benefícios exclusivos para os pets — com direito a exames, vacinas e frete grátis na compra de produtos. Uma inspiração e tanto para você planejar as suas estratégias de vendas!
5. Amaro
A marca é voltada para o mercado de moda feminina e atualmente está entrando no ramo de casa e decoração, mas sempre apostando na inovação para conquistar as suas consumidoras.
No site, é possível ter acesso a imagens de alta qualidade, além de vídeos que mostram todos os ângulos das peças e como elas aderem ao corpo. Outra estratégia inteligente da marca é a parceria com influenciadoras que divulgam os produtos nas redes sociais.
Quem sabe você não usa essa mesma estratégia para o seu negócio?
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