Como a criação de um FAQ ajuda a agilizar o atendimento?

Como a criação de um FAQ ajuda a agilizar o atendimento?

Atender com maior facilidade e qualidade seus clientes pode trazer confiança e sucesso ao seu negócio. A FAQ é a abreviação do termo em inglês “Frequently Asked Questions”, que traduzindo significa “perguntas mais frequentes”.

Se você já observou que seus consumidores possuem dúvidas parecidas, a FAQ vai agilizar o atendimento e garantir que todas suas questões sejam resolvidas. Apesar de parecer simples, a estratégia vai dar uma cara ainda mais profissional ao seu negócio.

Além disso, essa página ou espaço de perguntas com respostas pode descongestionar seus canais de atendimento, facilitar no processo da compra e na tomada de decisão dos seus clientes sobre seus produtos.

Que tal criar um espaço em seu site ou loja virtual com as dúvidas mais frequentes de seus consumidores? Prepare-se para conhecer ainda mais sobre a FAQ. Acompanhe!

Quais as vantagens de utilizar a FAQ?

A FAQ é uma ferramenta estratégica para conversar com seus clientes. A mesma dúvida de um consumidor pode ser de outros, então, ela vai agilizar esse atendimento sem que você precise ficar respondendo a todo momento a mesma pergunta.

Nesse sentido, criar pontes para que seu público acesse de forma facilitada as respostas de suas dúvidas tem tudo para dar certo! 

Listamos abaixo as principais vantagens de ter uma FAQ inteligente para seu negócio:

  • Melhora a experiência do cliente com seu negócio: a agilidade da FAQ para responder dúvidas frequentes vai intensificar a qualidade dos seus serviços. Resolver questões de forma rápida em um único lugar é o que as pessoas procuram quando estão comprando pela internet. 
  • Reduz o volume de contatos nos canais de atendimento: FAQ é uma maneira pró-ativa e eficiente de responder perguntas, sem que seus clientes precisem acionar sua operação de atendimento. Essa vantagem é fundamental para que você possa se dedicar ainda mais ao seu negócio. 
  • Otimiza o tempo do atendimento: ainda que seu cliente deseje conversar com você, através da FAQ você irá responder e sanar dúvidas mais rapidamente. Ela é uma ótima opção para que esse processo de atendimento seja facilitado, rápido e prático.

FAQ no atendimento ágil

Se o seu cliente quiser contactar você, aproveite a FAQ para auxiliar nessa conversa. Ela pode ser sua aliada para tornar o diálogo ainda mais assertivo com seus clientes e facilitar a compra ou a fidelização

Então, se no momento do atendimento você perceber que as questões apontadas por seu consumidor estão presentes em sua FAQ, compartilhe com ele o link que irá direcionar para a resposta desse problema e deixar tudo ainda mais claro.

Com isso, além de um espaço de dúvidas, você pode utilizar a FAQ para apresentar algum passo a passo ou ainda dicas de uso dos seus produtos. 

Lembre-se de que uma FAQ inteligente pode ser a chave do sucesso de seu negócio, faça o uso dele no momento e hora que precisar!

Como criar uma FAQ inteligente para agilizar o atendimento?

Para criar uma página ou um espaço de perguntas inteligente é necessário observar algumas dicas que separamos para você. Veja a seguir como transformar um espaço de dúvidas em um local seguro para a compra! 

Liste as características do seu produto ou serviço 

Esse é o primeiro passo para criar uma FAQ inteligente. Observar quais são seus produtos ou serviços mais procurados vai facilitar na entrega de respostas mais certeiras. 

Nesse sentido, procure criar uma lista dos seus produtos que mais movimentam seu negócio. 

Quanto maior a procura, maiores as chances das dúvidas surgirem. Então, conhecer e apresentar seu produto de forma clara, pode organizar seu negócio e auxiliar no processo de compra.

Entenda a jornada de compra que o seu cliente percorre

Você já se perguntou a motivação da compra de seus clientes? Na FAQ, ter clareza dos desejos de seus clientes ou o que levou eles a conhecerem seu negócio será benéfico para a sua construção. 

Então, conhecer as etapas de compra é fundamental para atrair seus clientes. Procure entender o problema que seu consumidor quer resolver, dando a resposta através da FAQ. 

Reúna as dúvidas mais frequentes

Elas podem estar relacionadas com as formas de pagamento, envio, previsão de entrega de seus produtos, como funciona a troca e devolução e por onde acessar seus canais de comunicação. 

Aqui, atente-se para trazer todas aquelas dúvidas frequentes que chegam nos seus canais de comunicação como também em suas redes sociais. Faça esse mapeamento, ele será útil para que você crie uma FAQ ainda mais prática e objetiva. 

Responda às perguntas de forma clara e objetiva 

Ter uma linguagem clara e objetiva na construção da FAQ será primordial para que seu cliente compreenda e resolva suas dúvidas o mais rápido possível. Faça parágrafos curtos, vai ajudar na leitura.

Ser direto e objetivo é o caminho para ter uma FAQ inteligente. Muitos clientes procuram resolver suas questões com maior rapidez possível, ou seja, sua linguagem precisa ser clara para as respostas.

Foque nas informações mais importantes e evite excessos durante a escrita. 

Lembre-se: a FAQ é um canal de comunicação e deve manter o tom de voz da sua marca

A FAQ deve transmitir a identidade do seu negócio. Durante as respostas, procure evidenciar o quão importante seu cliente é para você ou ainda apresente como você conversa com seu cliente.

Seja atrativo e faça seu cliente se sentir confortável lendo seu material.

Agrupe as dúvidas por temas

Procure organizar sua FAQ para que o acesso seja facilitado e otimize o tempo do seu cliente, divida as respostas por temas como por exemplo: 

  • Entrega
  • Formas de pagamento
  • Devoluções, etc.

Seja prático e facilite a vida de quem compra na internet, isso pode aumentar suas vendas e garantir que seu público retorne após a compra. 

Segredos para uma FAQ de sucesso

A FAQ é muito mais que um espaço para responder as perguntas mais frequentes, é também um suporte necessário para o crescimento do seu negócio! Por isso, procure sempre atualizar as respostas e informações disponíveis.

Aproveite para destacar sua FAQ em sua loja virtual, de modo que seja encontrada facilmente por seus clientes. 

Por fim, melhorar as dúvidas frequentes de seus consumidores é uma estratégia importante para quem quer crescer na internet, procure produzir novos materiais a partir dela para suas redes sociais ou blog, entregando vídeos ou conteúdos atrativos. 

Além disso, ter um ótimo contato com seus clientes pode trazer sucesso para a sua marca, saiba o que é atendimento digital, como aumentar suas vendas na internet utilizando boas estratégias agora mesmo!