Você montou o seu ambiente virtual, categorizou os seus produtos e na hora de disponibilizá-los ao público percebeu que a sua loja virtual não vende? Calma! Isso pode ocorrer com muitos empreendedores, e a boa notícia é que podemos reverter esse quadro.
Podemos? Sim, porque você não está sozinho nessa! O UOL Meu Negócio conhece alguns motivos que podem fazer uma loja virtual estagnar nas vendas, e como conhecimento pode e deve ser compartilhado, vamos mostrar onde é viável implantar algumas mudanças.
As vendas online crescem cada vez mais. Segundo um estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras online. Em 2022, esse número deve chegar a 21%.
É possível fazer com que a sua empresa esteja dentro destes números. Para isso, é importante descobrir o que não está indo tão bem nas suas estratégias de vendas. Neste conteúdo, você vai entender onde estão os “gargalos” do seu projeto!
Vamos juntos descobrir quais ajustes podem fazer o seu negócio, enfim, vender?
Afinal, por que minha loja virtual não vende?
Você começou a empreender a pouco tempo e acredita que o sucesso das vendas depende de fórmulas mirabolantes e ações que necessitam de altos investimentos? Felizmente não é dessa forma que os pequenos negócios começam a prosperar.
Se você abriu um novo negócio e percebeu que a sua loja virtual não vende, precisa saber que muitos problemas vivenciados nos primeiros meses da empresa podem ser solucionados de forma eficiente. Entretanto, é recomendado que o empreendedor procure conhecimento e adote um bom planejamento para performar mais.
Quais as dificuldades de vender online?
Certo, você percebeu que a sua loja virtual não vende. Mas, lá na implementação do negócio, o planejamento estratégico foi realizado da maneira correta? Você já refletiu se o público-alvo definido lá no início é o ideal para você conversar e oferecer os seus produtos?
Assim como no comércio físico, nas vendas online o empreendedor também precisa coletar dados que mostrem desde as informações básicas sobre o mercado, passando pelos potenciais clientes e concorrentes, além da escolha dos fornecedores dos seus produtos.
Esses são alguns itens básicos que devem ser considerados antes do início das atividades. Afinal, estudar e analisar o cenário que o seu negócio estará inserido será fundamental para você enfrentar as dificuldades de vender e superar a forte concorrência do online.
Para você superar essas dificuldades, o UOL Meu Negócio está à sua disposição para mostrar onde é possível melhorar e quais estratégias precisam de uma boa mudança. Vamos lá?
Veja as possíveis causas e o que fazer quando a loja não está vendendo
Além da falta de planejamento, se a sua loja virtual não vende como deveria ou como você imaginava, o problema pode estar em questões bem pontuais. A seguir, vamos listar uma série de motivos que podem estar relacionados com o problema que o seu negócio enfrenta.
Para deixar a falta de vendas no passado, confira as soluções mais eficientes para a sua marca impressionar um potencial cliente, fidelizá-lo para novas compras e estimulá-lo a indicar a sua marca para outros potenciais compradores. Confira!
Layouts e templates
É importante destacar que a decisão de compra no ambiente virtual leva pouquíssimos segundos. Portanto, a primeira impressão que o usuário tem sobre a sua loja virtual faz toda a diferença para ele considerá-la confiável ou não.
Para que o usuário saiba que o seu negócio tem credibilidade, perceba se o layout e os templates oferecem uma navegação agradável. Ter uma página com um bom design evita a poluição visual que pode afastar os seus clientes.
Na Loja VirtUOL, por exemplo, é possível encontrar diversos modelos de layouts e templates prontos para o empreendedor utilizar, e com apenas um clique!
Lembre-se: o simples pode ser muito eficiente e também agradável aos olhos!
Imagens de baixa qualidade
O usuário que busca por um produto na internet espera ter uma experiência mais próxima da realidade. Já que ele não pode ter o produto em mãos, ofereça imagens com alta resolução e que mostrem pela tela todos os detalhes do que ele deseja comprar.
Portanto, sempre que for adicionar um novo produto ao catálogo, reserve um tempo para tirar boas fotos, nos mais diferentes ângulos. Além de agregar valor à sua loja virtual, esse cuidado pode ser decisivo para o usuário se tornar um cliente.
Falta de informação na descrição de produtos
Descrições que não detalham as funcionalidades do produto podem fazer o potencial cliente procurar a concorrência. Portanto, deixe de oferecer “mais do mesmo”, seja diferenciado no mercado e mostre ao usuário que você entende do assunto.
Além de proporcionar uma experiência mais completa a quem se interessou pelo produto, descrições mais elaboradas aumentam as chances da sua marca ocupar as melhores posições do Google. Já ouviu falar da técnica de SEO? É um ótimo momento para utilizá-la!
Valores de produto e frete
O usuário que procura o comércio online costuma levar em conta o valor final do produto e as condições de pagamento. Mas, oferecer um valor muito abaixo do preço da concorrência pode ser uma atitude muito arriscada para o seu negócio.
Além de não gerar lucro efetivo, uma precificação muito baixa leva o consumidor a suspeitar de algum tipo de fraude.
Para evitar possíveis decepções por parte do usuário, também tenha cuidado com o preço do frete. Tanto os Correios quanto as transportadoras possibilitam a negociação desse valor para Pessoa Jurídica. Vale lembrar que quanto maior for o seu volume de vendas, maior será a margem de negociação.
Além disso, é interessante oferecer ao cliente mais de uma opção de frete. Assim, ele tem a possibilidade de escolher qual a que mais lhe agrada.
O usuário precisa notar que a compra online tem as suas vantagens, caso contrário, vai optar por comprar o mesmo produto em uma loja física, por exemplo.
Falta de investimento em marketing digital
Não enxergue o marketing digital como um gasto, mas sim como um investimento de curto ou longo prazo (dependendo dos objetivos do seu negócio). Por isso, planeje uma parcela do seu orçamento mensal para as estratégias de divulgação da sua marca.
Campanhas de email marketing, posts em redes sociais, Google e Facebook Ads são algumas das ferramentas que impulsionam a visibilidade do seu negócio e atraem mais visitantes para a sua loja virtual.
Plataforma em que sua loja está hospedada
O ambiente da sua loja virtual deve oferecer uma excelente usabilidade ao usuário. Isto é, a plataforma de hospedagem deve apresentar fácil navegação, rápida velocidade de carregamento entre as páginas e, claro, estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Imagine que o usuário tenha clicado em um anúncio do seu produto e, ao ser direcionado para a sua loja virtual, a página esteja fora do ar? É um prato cheio para a concorrência se beneficiar de uma falha que poderia ser evitada, não é mesmo?
Portanto, não esqueça que no ambiente virtual o seu cliente não tem hora e nem lugar para acessar a sua loja virtual. Escolha uma plataforma de e-commerce que esteja disponível no momento que ele mais precisar.
A seguir, temos uma ótima dica para o seu negócio!
Tenha sua presença online e saiba como vender mais!
Conseguiu perceber como esses erros podem prejudicar o bom andamento das suas vendas? A boa notícia é que todos os pontos que mencionamos podem ser incluídos agora mesmo nas suas novas estratégias!
Ter um parceiro que entende o que você mais precisa é o primeiro passo para entender porquê a sua loja virtual não vende. Não espere mais para começar a utilizar as ferramentas corretas para personalizar a sua loja, cadastrar os seus produtos e divulgá-los através de campanhas planejadas e eficientes.
Aproveite e conheça a nossa Loja VirtUOL, que oferece diversas opções de planos para o seu negócio vender mais.