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Atendimento digital: o que é e quais as vantagens de usar essa estratégia?

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Para continuar crescendo no digital as empresas precisam conhecer e aplicar novas estratégias. A dúvida que rodeia muitos empreendedores é como atender consumidores cada vez mais exigentes e resolver seus problemas na internet? A resposta está no atendimento digital. 

Os consumidores buscam cada vez mais experiências exclusivas, rápidas, personalizadas e eficientes de atendimento na internet. Você, empreendedor, precisa se preparar para construir uma comunicação com seu público que seja facilitada e eficaz.

Veja, a seguir, como um bom atendimento digital pode responder às demandas dos clientes e principalmente fazer sua marca se destacar no mercado. 

O que é o atendimento digital?

O atendimento digital diz respeito ao suporte que uma empresa oferece aos clientes desde a chegada a sua loja virtual, durante a compra e após. Sua proposta é tornar melhor o relacionamento entre empreendedor e consumidor através de um atendimento rápido e eficaz. 

Com isso, diferentes empresas estão apostando numa comunicação através da tecnologia e do diálogo mais humanizado, disponibilizando o contato de modo facilitado para melhor atender, independente da plataforma que utilizar seja ela o site, a loja virtual ou as redes sociais.

Assim, essa ação tem como objetivo colocar o cliente no centro do negócio, dando a devida atenção e estando pronto para melhor atender. Atentar-se aos processos de comunicação entre marca e consumidor, pode reduzir gastos e principalmente atrair novos clientes. 

Quais as vantagens dos canais de atendimento digital?

Você já viu que o atendimento digital pode ser a chave do sucesso do seu negócio. Nesse sentido, existem diferentes vantagens que podem tornar o seu negócio ainda mais especial para os consumidores. 

Um fator importante da comunicação através do atendimento digital é o ganho de tempo. Muitas vezes os clientes procuram comprar pela internet pela rapidez na busca por diferentes opções de protudos ou por não possuírem tempo para irem até uma loja física.

Por isso, o atendimento digital garante a facilidade de resolver dúvidas ou apresentar novos caminhos para auxiliar na compra. Outro fator, ligado ao ponto anterior, é a agilidade. Uma dúvida respondida no momento pode tornar a fidelização do cliente ainda maior. 

Outro ponto é o histórico de mensagens com seu cliente. Estar atento ao que já foi falado e apresentado será importante para direcionar novos produtos e soluções aos consumidores. Além disso, ainda evita repetições ou apresentar soluções que não deram certo. 

Além dessas vantagens, um bom atendimento digital pode melhorar a imagem da marca, transmitindo ao consumidor um caráter profissional e seguro do seu negócio. 

Como aplicar o atendimento digital no seu negócio?

Para aplicar o atendimento digital o primeiro passo é observar quem é o seu público e onde ele está. Seja no seu site, loja virtual, WhatsApp ou redes sociais, o ponto principal para fidelizar clientes é ter uma comunicação facilitada.

Então, veja a seguir quais são e como utilizar os diferentes canais de atendimento digital para que sua empresa alcance o sucesso esperado.

Site ou Loja Virtual

Ter um site profissional para impulsionar suas vendas ou uma loja virtual atrativa pode ser muito importante para quem quer ter sucesso na internet. 

Um dos benefícios da presença digital é a facilidade de comunicação com seus clientes. Assim, estar atento ao que seus consumidores mais perguntam pode direcionar a construção de novas páginas em seu site ou loja virtual, como:

  • FAQ: são as perguntas mais frequentes. Construir um FAQ com dúvidas constantes de seu público pode facilitar o atendimento. Se você administra seu negócio sozinho, esse canal será ótimo para agilizar a comunicação entre sua empresa e seus clientes, já que as respostas estarão em um único lugar, de fácil acesso. 
  • Blog: produzir conteúdos explicativos pode ser uma ótima pedida. Procure observar o que seus clientes mais questionam sobre seus produtos e produza materiais auto-explicativos que possam facilitar a permanência em seu site, solucionar questões e agilizar a venda. Utilize boas imagens, vídeos ou ainda textos dinâmicos para isso. 

WhatsApp

O aplicativo WhatsApp está presente no cotidiano de muitas pessoas. Através dele a comunicação rápida e agilizada pode ser interessante para o contato com os consumidores. 

Ter sua empresa no WhatsApp, além de trazer confiança e credibilidade, vai garantir que possíveis dúvidas não respondidas em seu FAQ ou Blog possam ser solucionadas. 

Assim, através de seu site, você pode criar um botão que direciona seu cliente para uma conversa com você. Com a conta comercial no aplicativo você pode criar uma mensagem automática para recepcionar seus clientes.

Em seguida, ter um atendimento digital acolhedor e procurar responder com educação as perguntas, será importante para fidelizar clientes e garantir a venda de seus produtos. 

Redes sociais

Outra possibilidade é utilizar as redes sociais da sua empresa para criar um atendimento digital exclusivo. Através dos chats disponíveis no Instagram, Facebook e Twitter, você pode criar um contato rápido e eficaz.

Observe também os comentários que são feitos nas suas postagens, pois através deles você pode resolver problemas ou questões importantes dos seus clientes. 

O Instagram, por exemplo, permite que você crie caixa de perguntas nos stories, uma ferramenta de criação de vídeos e fotos que ficam disponibilizadas por apenas 24h. 

Com essa opção de inserir caixa de perguntas, você pode observar o que seu público está interessado em conhecer da sua marca ou ainda dos seus produtos e você pode responder publicamente ou ainda em conversa privada. 

E-mail 

Por fim, mas não menos importante, utilizar um e-mail profissional para criar comunicação com seus clientes é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas.

Através do uso de correio eletrônico para informar, tirar dúvidas e apresentar soluções dos seus produtos, o cliente terá, além de exclusividade, um maior contato com sua empresa. 

É importante lembrar que essa estratégia de atendimento digital precisa ser utilizada de forma correta, objetiva e sem excessos. Uma vez que, o e-mail é um espaço muitas vezes utilizado para trabalhos e contatos mais formais. 

Apresente através dele as perguntas frequentes, os conteúdos de seu blog que possam ser interessantes para resolver questões mais comuns dos seus consumidores. 

Agora é sua vez! 

Apresentamos para você a importância do atendimento digital e como ele pode ser benéfico para o sucesso de sua empresa. São diferentes estratégias de comunicação que podem facilitar suas vendas e garantir qualidade de seus serviços.

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