Empreendedorismo

Pensando em empreender em 2022? Veja nossas dicas

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Empreender é um assunto que os brasileiros estão bem acostumados e prontos para colocar em prática, principalmente depois que a pandemia do coronavírus impactou pessoas e empresas em 2020.

Nesse cenário, a necessidade de empreender bateu mais forte na realidade das pessoas, fazendo com que elas investissem tudo em um novo negócio. 

Para ter ainda mais clareza sobre o que esperar de 2022 no mundo do empreendedorismo, veja o que preparamos neste artigo:

  • Como foi empreender em 2021?
  • Fique de olho no consumidor e mercado 
  • Monte seu Plano de Negócios 
  • Aposte na presença digital 
  • Crie sua base de dados 

Continue acompanhando a leitura!

Como foi empreender em 2021?

Antes de seguirmos com as tendências para empreender em 2022, é necessário analisar como foi o ano de 2021. 

Voltando um pouquinho no tempo, mais precisamente no início de 2020, o cenário da pandemia do coronavírus trouxe mudanças impactantes na vida das pessoas. A realidade era bem desafiadora para as empresas e os cidadãos que precisaram buscar novas fontes de renda por necessidade.

Nesse sentido, novos negócios foram criados a partir da necessidade e da oportunidade, já que as pessoas estavam em casa mas precisavam continuar consumindo produtos e serviços todos os dias.  

Nesse mesmo sentido, uma pesquisa feita pela empresa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, apontou que o brasileiro passou a enxergar o empreendedorismo como uma motivação para sair da crise e melhorar de vida

Um outro dado da pesquisa que chamou bastante atenção foi o fato de que as pessoas agarraram a oportunidade de empreender, gerando um desejo de ter o próprio negócio, passando a ser o segundo maior sonho do brasileiro. 

Agora em 2021, mesmo com as consequências geradas pela pandemia em 2020, grande parte das pessoas encontraram um caminho para empreender em meio ao caos. Isto é, mesmo que ainda exista um certo medo em relação ao futuro, o empreendedorismo deve continuar em alta no próximo ano. 

Fique de olho no consumidor e mercado 👀

De acordo com o Panorama da Experiência do Consumidor feito pelo Opinion Box, cerca de 49% dos consumidores desejam continuar comprando ainda mais pela internet em 2022. Isso nos traz um alerta de que as empresas precisam estar ainda mais presentes no mundo digital

Na pesquisa do Opinion Box, os consumidores entrevistados opinaram sobre tendências, motivação, frequência e categorias. A ideia é saber o que as pessoas mais gostam de pesquisar para comprar, para enfim, reunir as respostas e trazer um panorama das tendências de mercado para o futuro.

Em tendências e motivação citadas na pesquisa, vemos que os clientes preferem comprar online justamente pela praticidade que isso traz. Portanto, sair de casa para comprar se tornou opcional. 

Na parte de frequência e categorias, podemos destacar que os consumidores mantêm frequência nas compras online quando têm uma boa experiência online. Além disso, as categorias mais procuradas para comprar são: 

  • Produtos eletrônicos 
  • Viagem e hospedagem
  • Brinquedos e jogos
  • Telefonia e celulares
  • Eletrodomésticos
  • Moda e acessórios
  • Filmes, séries e música
  • Papelaria e escritório

E falando em mundo digital, precisamos mencionar outro ponto importante, que é a empresa se fazer presente em vários canais ao mesmo tempo. Isso inclui as redes sociais, criar campanhas de e-mail marketing e também explorar o envio de mensagens via WhatsApp, por exemplo. 

Essa aproximação que a empresa passa a ter com o consumidor reforça a ideia de presença digital forte e inclusiva. 

A experiência do consumidor ganhará mais força 

O consumidor mudou a sua forma de comprar, por isso, oferecer uma boa experiência ao cliente é algo que todas as empresas devem investir, ou seja, não é mais um diferencial. 

Portanto, buscar as informações do que os consumidores desejam é algo muito importante e vai nortear as suas campanhas de venda.

Na prática, dar ao consumidor uma boa experiência de compra começa na forma como a empresa se apresenta na internet, isto é:

Em um primeiro momento pode ser que essas informações sejam demais, mas não se preocupe: elas servem para te dar apoio e segurança na hora de empreender pela internet. 

Monte seu Plano de Negócios 

Um plano de negócios serve para descrever quais são os objetivos da empresa e quais os caminhos ele deve seguir para alcançar isso. Portanto, é um documento personalizado e que servirá como um mapa para que a pessoa empreendedora alcance o sucesso.

Nesse sentido, para empreender em 2022 você precisa criar o seu plano de negócios e começar o ano com tudo! 

Mas o que ele deve conter? Confira a seguir:

  • Informações sobre a sua empresa (nome, CNPJ, se ela é MEI, etc)
  • Objetivos: por que ela existe e qual o problema vai resolver?
  • Quem são os concorrentes?
  • O que os clientes esperam da sua empresa? 

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Aposte na presença digital

Se vender online é a tendência, a sua empresa precisa estar preparada para isso. Divulgar a sua loja virtual ou site, usar as redes sociais e aplicativos para aumentar a presença digital são ações que vão levar o seu negócio ao sucesso.

Os consumidores precisam ter acesso rápido e descomplicado em seu negócio online, por isso elimine tudo o que é burocrático e difícil de entender. 

A loja virtual é perfeita para aumentar as suas vendas na internet, usando um ambiente virtual próprio e personalizado com a sua marca. Os clientes vão amar!

Com um site, o seu negócio funcionará como um cartão de visitas online, sempre disponível para os clientes acessarem, visualizar o seu portfólio e contratar os seus serviços. 

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Crie sua base de dados

Por fim, para cada ação realizada na empresa para atrair mais clientes, é necessário contabilizar o processo para criar uma base de dados. 

Aqui entra a Gestão de Relacionamento com o Cliente (tradução para a sigla em inglês CRM), uma ferramenta essencial (e muito usada por empresas de todos os portes) para a empresa criar um banco de informações sobre os comportamentos do cliente, o que eles esperam da sua empresa e quais as tendências para os próximos anos.

A internet possui todas as ferramentas necessárias para manter um bom relacionamento com o cliente, através do CRM. Portanto, o sistema que você utiliza em sua empresa para melhorar a interação com o cliente, faz parte do CRM.

Para 2022 quem está pensando em empreender precisa ficar de olho nas tendências, ao mesmo tempo em que a sua empresa deve estar na internet para atrair os clientes. Se o mundo é digital, o seu negócio também pode ser! 

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