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Saiba quais páginas que não podem faltar no seu site

Quando o empreendedor decide abrir uma loja física, é comum procurar por um local estratégico que tenha grande fluxo de pessoas, proporcione acessibilidade garantida ao cliente, além de escolher um ponto onde o preço seja compatível com sua capacidade de investimento.

Mas, você sabia que o empreendedor que se propõe a conhecer os benefícios de um negócio virtual também precisa seguir cuidados semelhantes? Neste caso, o primeiro passo para se destacar na internet é entender como deve ser um site!

Você está pensando em entrar nessa jornada? Então, é importante entender que a página do seu negócio será, literalmente, a cara da sua empresa. É no site que o seu potencial cliente terá a primeira impressão do seu produto ou serviço.

Portanto, para garantir uma ótima experiência do seu potencial cliente, atrair e manter o maior tempo possível o consumidor no seu site e garantir que ele encontre tudo o que procura, é cada vez mais importante saber lidar com a concorrência desse mercado.

A partir de agora você vai saber como deve ser um site profissional e de que forma isso pode ajudar o seu negócio a ir mais longe nas vendas!

Acompanhe!

Como deve ser a estrutura de um site profissional?

É importante ter em mente que o site é a vitrine do seu negócio e, portanto, necessita de certos cuidados antes de ser colocado no ar. É a estrutura do seu site profissional que vai definir a forma como o conteúdo será agrupado, daí a importância de apresentá-lo de maneira amigável aos usuários e aos mecanismos de pesquisa.

Isso quer dizer que para você construir um excelente cartão de visitas para o seu público, é recomendado pensar que a sua estrutura é como se fosse uma apresentação do negócio. 

Vale se perguntar, por exemplo:

Ao colocar no papel as respostas para essas perguntas você já consegue ter um esboço de como deve ser um site profissional. 

Quer saber como tudo isso pode ser feito? O Criador de Sites do UOL vai lhe ajudar. Acompanhe a partir dos próximos tópicos!

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Qual a importância de um site bem estruturado para o seu negócio?

Vale lembrar que o design — infelizmente esquecido por muitos empreendedores — é responsável por fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado. Através de uma identidade visual com bons elementos de tipografia, composição, imagens e cores, é possível transmitir o que seu negócio representa.

Trouxemos logo de início essa informação para você lembrar que a identidade visual estará presente em todo o seu ambiente virtual, daí sua importância na construção do site. 

Depois de planejar com calma o design da sua página, é hora de ter atenção a hierarquia das informações. Isto é, a localização das informações dentro da página deve estar organizada de forma intuitiva, com categorias principais e suas subdivisões. Dessa forma, o usuário não se perde e encontra tudo o que precisa em poucos segundos.

Além disso, tenha cuidado com o espaçamento usado entre os conteúdos. Sempre que necessário, deixe um espaço em branco entre um texto e outro. Assim, você evita a poluição visual que espanta muitos usuários.

Nesse sentido, a fonte escolhida também pode impactar a legibilidade das informações. Assim como, cor, tamanho e modelo podem também tornar a visualização um desastre ou um verdadeiro convite para o cliente permanecer na sua página se não escolhidos da maneira correta.

Esses são alguns pontos importantes que podem deixar o seu site bem estruturado. Mas, como deve ser um site profissional para, de fato, o potencial cliente se sentir seguro e confiante a continuar na jornada de compras?

Confira quais páginas que não podem faltar no seu site

Para responder a pergunta do tópico anterior, nada melhor do que pensar como uma boa credibilidade na web pode influenciar na decisão de compra do seu potencial cliente. 

Primeiro, é importante destacar que credibilidade não se conquista do dia para a noite, mas adotando algumas práticas eficientes no seu ambiente virtual, é possível conquistar de forma mais rápida uma presença sólida na internet.

Vamos mostrar como deve ser um site de uma marca que pretende conquistar uma relação mais próxima com o consumidor, disponibilizando de forma clara as informações de contato, conteúdos relevantes, além de suporte para quando o cliente necessitar de auxílio no pré ou no pós-venda. 

Confira como deve ser um site e o que não pode faltar na sua estrutura!

1 – Início ou home

Lembra quando falamos sobre a poluição visual que espanta muitos usuários? A página inicial do seu site é o ambiente onde o consumidor terá a primeira impressão sobre o seu negócio. Por isso, aposte em um visual organizado para evitar que o seu potencial cliente feche a janela do navegador.

O que isso quer dizer? Significa que a “home”, comparado ao mundo real, é a fachada da loja que o cliente visualiza ao chegar à empresa. Portanto, é recomendado unir três elementos: bom gosto, bom senso e velocidade.

Ou seja, entregue uma página que seja visualmente atraente e impactante, sem exageros no uso de imagens e cores berrantes que podem dificultar a leitura do potencial cliente.

Além disso, crie uma navegação simples e lógica, com menus claros e visíveis para o usuário. Procure deixar claro o que é o seu negócio, produtos ou serviços disponibilizados, assim o usuário poderá identificar com facilidade e velocidade o que precisa. 

Lembre-se, a primeira página tem a responsabilidade de capturar a atenção do visitante e mais do que isso, estimular a sua visitação ao restante do site!

2 – Quem somos ou sobre a empresa

Considerando que para comprar com o seu negócio o cliente terá que disponibilizar dados pessoais e financeiros, reserve um espaço no site para construir uma relação de confiança com ele.

Sendo assim, apresente mais sobre a história do seu negócio, conte um pouco mais sobre você e sua equipe (se houver) e o caminho que construíram até o momento. Se possível, mostre também premiações e selos de qualidade conquistados. 

Essas informações passam mais transparência para a sua marca e deixam o possível cliente mais seguro. 

3 – O que você oferece: produtos ou serviços

Esse é o espaço onde você pode usar toda a sua criatividade para apresentar o que a sua marca tem de melhor: os produtos e serviços. 

Vale usar o tradicional formato em texto ou ousar um pouco mais, produzindo fotos e vídeos especialmente para essa seção do site. 

Outra estratégia que pode ser bem interessante é a apresentação dos produtos pelo ponto de vista de quem já comprou com você. Isso mesmo! O próprio cliente pode demonstrar através de um depoimento a satisfação que teve ao comprar com a sua marca. 

4 – Dúvidas ou perguntas frequentes 

Para responder a questionamentos mais comuns, é possível construir uma comunicação em que o contato não seja necessário. Assim, o atendimento se torna mais ágil e facilitado.

Para isso, você pode produzir uma lista com as perguntas mais recorrentes e respostas prontas, a conhecida FAQ Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes.

5 – Contato

O fator confiança está diretamente ligado a quantidade e formas de comunicação que você disponibiliza ao usuário. Portanto, quando o potencial cliente desejar falar com você, é importante que ele encontre dados como telefone, endereço, e-mail, WhatsApp e horários de atendimento.

Para tornar essas informações mais eficientes e otimizadas, experimente adicionar “botões clicáveis” no seu site. Assim, o consumidor é automaticamente encaminhado ao canal de interação. Formulários de contato e chats online também são ótimos aliados!

6 – Suporte

Se a sua empresa vende produtos ou serviços que necessitam de suporte regular, crie uma página especialmente para essa finalidade.

Deixe bem visível as informações de contato e procure ser ágil para responder as mensagens dos seus clientes. Não esqueça que a satisfação do consumidor deve ser priorizada sempre!

7 – Conteúdos, Blog e redes sociais

Conteúdo de qualidade é outro ponto que deve ser valorizado no seu site. Produzir textos com conteúdos relevantes para o seu blog ou criar publicações que chamam a atenção do consumidor nas redes sociais, também são eficientes para a construção da autoridade da marca.

Por isso, tente ao máximo manter o seu blog atualizado, publique diariamente em suas redes sociais e foque na geração de conteúdo que possa interessar o seu público-alvo.

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