Você sabe como analisar os resultados de marketing digital da sua empresa? Como estão as vendas mensais, quantas pessoas estão interagindo com as postagens e campanhas de marketing nas redes sociais e claro, qual o retorno do valor investido no seu negócio?.
Todas essas informações precisam estar no relatório de marketing digital mensal, para que você analise os resultados da sua empresa bem de perto.
Saiba como criar o seu relatório neste artigo!
O que é um relatório de marketing digital?
O relatório de marketing digital tem a finalidade de mostrar os resultados de ações aplicadas em campanhas de vendas e aquelas que ainda estão em andamento. Isto é, olhando de forma estratégica o que deu certo e o que precisa ser melhorado na divulgação dos seus produtos ou serviços.
À princípio, fazer esse relatório pode ser um desafio, mas com as informações certas em mãos, o processo ficará muito mais fácil — e o que você irá aprender com detalhes aqui.
É por meio do relatório de marketing digital que o empreendedor consegue saber se o investimento feito nas campanhas está dando o retorno esperado, se está cobrindo os custos e etc.
Por que minha empresa precisa de relatórios de marketing digital?
Como já comentamos, o relatório de marketing digital serve para que o empreendedor tenha um maior controle sobre o retorno de todo o investimento feito em campanhas de marketing, ajudando a tomar as melhores decisões sobre o seu negócio no dia a dia.
Com ele, a sua empresa consegue:
- Avaliar os resultados das vendas mensais
- Comparar os valores das vendas e da quantia investida para comprar mercadorias e pagamento de fornecedores
- Saber quantos novos clientes foram conquistados a partir de cada campanha de marketing
- Em quais canais a sua empresa está fazendo campanhas de marketing: redes sociais, loja virtual (ou física), site e e-mail
Vale destacar que os relatórios devem ser elaborados de preferência todo mês. Assim, o empreendedor consegue analisar as informações e identificar os pontos que precisarão ser alterados ao longo do tempo.
O que devo analisar em um relatório de marketing digital?
Agora vamos entrar na parte de interpretação, ou seja, ao construir o seu relatório é necessário entender as informações que você encontrou.
Todo relatório deve conter início, meio e fim. É como se você estivesse contando a história da sua empresa nesse documento:
- O que a sua empresa oferece aos clientes
- Onde estão sendo vendidos os produtos (ou serviços)
- Quantos clientes a sua empresa possui
- Lucro obtido a cada período
É importante que as informações inseridas no documento sejam claras e específicas, de fácil entendimento.
Os canais de comunicação que você está utilizando
Nesta parte, você vai analisar os canais que a sua empresa utilizou para divulgar os produtos, serviços e as campanhas de marketing do seu negócio.
Primeiramente, é preciso listar os canais de comunicação que a sua empresa está fazendo as postagens e incluí-los no seu relatório. Os principais são:
Em cada um desses canais, é possível saber o número de pessoas que estão interagindo e acessando as suas mídias na internet através de algumas ferramentas como o Google Analytics. Dessa forma, é possível analisar a quantidade de pessoas que acessaram o seu site e/ou loja virtual, inclusive como elas chegaram na página e etc.
Já nas redes sociais, é possível verificar o tráfego de pessoas através das configurações. Basta clicar em perfil e depois em configurações. Assim, irá aparecer na tela do seu celular, notebook ou computador:
- Número de pessoas que acessaram as redes sociais da sua empresa
- De qual parte do país elas estão acessando
- Qual a faixa etária do seu público
- Gênero (quantos homens e mulheres acessam a página) e etc.
Com esses dados, você pode analisar a quantidade de pessoas que acessaram a página, curtiram os produtos e os compraram (conversão de vendas).
ROI (Retorno Sobre Investimento)
O Retorno Sobre Investimento (Return Of Investiment, em inglês) é uma métrica utilizada para saber quanto a empresa ganhou a partir de investimentos feitos em diferentes canais na promoção do seu negócio.
A partir desses resultados, é possível saber se um investimento vale a pena ou não dentro do seu negócio. Para calcular o ROI, é preciso usar essa fórmula:
ROI = Receita – Custo
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Custo
A receita é toda a quantia em dinheiro que a empresa recebe a partir das atividades comercializadas. Vamos dar um exemplo de como calcular o ROI:
- Suponhamos que a receita da empresa seja R$ 5.000,00, menos um custo de R$ 2.000,00, obtemos então R$ 3.000,00.
- Agora, basta dividir esse valor de R$ 3.000,00 por R$ 2.000,00, resultando em 1,5. Neste caso, significa que a empresa obteve o retorno de 1,5 (uma vez e meia) do valor investido inicialmente em seu negócio, o que é um ótimo resultado.
Visão geral dos principais canais ou campanhas ativas
Depois de identificar os canais digitais que a sua empresa atua, pode-se então criar campanhas de divulgação dos seus produtos e serviços todos os dias do ano.
Mas, acompanhando de perto o desempenho de cada uma através do relatório de marketing digital deverá analisar:
- Tipo de campanha (se faz parte de uma data comemorativa)
- Engajamento das pessoas nos canais de comunicação
- Conversão de vendas
Identifique os piores e os melhores resultados
Analise os resultados, tanto os melhores quanto os piores. Só assim, você saberá como agir nas próximas campanhas de marketing.
Ou seja, repetindo as ações que deram certo e corrigindo aquelas que não funcionaram tão bem.
Como fazer um relatório de marketing digital
Depois de entendermos a importância de fazer o relatório de marketing digital do seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e criar o seu documento!
1. Comece organizando suas informações
Antes de começar a escrever o seu relatório, organize as informações. Em seguida, tenha em mente que elas precisam ter um panorama geral da situação, indicando em que tempo elas estão sendo feitas (mês atual em comparação com o anterior) e tudo isso de forma clara e objetiva.
2. Defina quais serão as métricas na sua estratégia de Marketing Digital
As métricas servem para mostrar como estão os resultados da sua empresa como um todo.
Vamos conhecer as métricas que você pode usar no seu negócio e também poderá usar as métricas de marketing digital:
- Saber qual é a lucratividade e rentabilidade do seu negócio
- Aplicar as métricas de marketing digital, tais como o ROI (como mencionamos acima) e o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, falaremos mais sobre ele abaixo) que é um conjunto de práticas e tecnologias com foco no relacionamento com o cliente, uma métrica de marketing digital.
Para te ajudar a administrar as métricas de marketing digital, preparamos uma planilha gratuita que você pode baixar aqui e começar a organizar as suas campanhas.
3. Utilize ferramentas eficazes
Assim como dito nos tópicos anteriores, o empreendedor pode usar de ferramentas eficazes e gratuitas para aplicar no seu negócio. Algumas delas são:
- CRM de Vendas: serve para mensurar os resultados da conversão de vendas da sua empresa. O empreendedor pode obter esses dados no próprio RD Station ou Google Analytics.
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC): valor gasto com marketing e as vendas dentro de um período, dividido pelo número de clientes alcançados nesse mesmo período.
- Geração de leads: os leads são as pessoas a serem alcançadas e se tornarem clientes no futuro.
- Volume de leads qualificados: os leads qualificados são as pessoas que foram alcançadas e já estão prontas para os próximos passos até se tornarem clientes.
- Taxa de conversão: é a forma de mensurar o retorno de cada investimento feito na empresa em campanhas.
- Ticket médio: é a métrica usada para saber o quanto cada cliente gasta em média nos produtos ou serviços da empresa.
Exemplo: vamos supor que a empresa teve um valor gasto com marketing de R$ 3.000,00 e alcançou (vendeu para) cerca de 150 clientes. O Custo de Aquisição por Cliente nesse caso fica sendo de R$ 20,00.
- RD Station: é uma ferramenta capaz de reunir todas as informações que o empreendedor precisa para fazer o seu relatório de marketing digital em um só lugar. Com ela, é possível analisar campanhas de e-mail marketing, Landing Pages e etc. Existe uma versão gratuita e outra paga da plataforma.
4. Defina com que frequência irá realizar o relatório
É possível criar relatórios mensais, quinzenais ou semanais, dependendo da sua necessidade.
- Relatório quinzenal: pode-se explorar os resultados a curto e a médio prazo, como por exemplo, a quantidade de cliques, analisando o tráfego do seu site ou loja virtual, bem como os canais de comunicação utilizados
- Mensal: neste modelo é possível explorar mais informações, comparando os dados entre um mês e outro, analisando o número de pessoas alcançadas (novas e recorrentes), palavras-chave que levaram-nas até o seu site e etc
- Trimestral: também chamada de Revisão Trimestral de Sucesso (RTS), esse é um dos formatos de relatório mais completos. Ele aborda as conquistas nas campanhas de marketing, as projeções de ações para os próximos meses e analisa o número de clientes efetivados.
5. Analise seus concorrentes
Quando se tem um maior controle sobre os resultados da sua empresa, fica mais fácil analisar como os concorrentes trabalham, o que você modificar em seu negócio, principalmente porque existem muitas empresas do mesmo nicho.
6. Trace os próximos passos
Depois de conhecer tudo o que você precisa adicionar em seu relatório de marketing digital, será muito mais simples planejar os próximos passos das suas campanhas de vendas e na conquista do seu mercado.
O que deve conter em um relatório de marketing digital para minha empresa
O relatório de marketing digital deve ser motivo de orgulho para a sua empresa! Afinal, espera-se sempre bons resultados para o seu negócio.
Mesmo que no primeiro mês o relatório deixe de ser positivo, tenha a certeza de que isso serve para que as empresas analisem de perto o que pode ser melhorado para os próximos períodos.
Estratégia de Marketing Digital Atual
Nesta parte, você irá adicionar algumas informações básicas do seu negócio, como por exemplo:
- Quem é o público-alvo da sua empresa
- Em quais canais o seu público está
- Quais os objetivos a serem alcançados e etc.
Métricas de Conversão
A conversão trata-se das vendas em si, de quantos clientes adquiriram os produtos / serviços da sua empresa. Deve-se inserir esses dados com clareza e objetividade.
- Usuários alcançados nos canais de comunicação: pesquisa paga, e-mail marketing, redes sociais e etc.
- Receita obtida das vendas
- Custo por conversão de vendas em canais pagos — anúncios no Facebook, Instagram, Google AdWords
Métricas de Tráfego por Canal e Dispositivo
Após analisar as métricas positivas das vendas e conversão de clientes, é hora de analisar:
- Taxa de rejeição — basicamente é quando os usuários acessam apenas uma página do seu site/loja virtual, abandonando-a em seguida
- Porcentagem de pessoas que acessaram as próximas páginas do seu negócio na internet
- Como foi o desempenho geral das suas campanhas de marketing
A partir desses resultados, pode-se tomar decisões assertivas que mantenha o usuário mais tempo no seu site/loja virtual, tais como tornar o site mais responsivo para dispositivos móveis e etc.
Análise de campanhas (pagas e orgânicas)
Analisar os resultados de uma campanha paga (feita por meio de anúncios pagos nas redes sociais) e as campanhas orgânicas, onde os usuários vieram até a sua empresa de forma espontânea.
Visão Geral de SEO
A otimização para motores de busca (SEO, Search Engine Optimization em inglês) é um dos motivos principais para uma empresa ser encontrada rapidamente na internet.
Usando-se palavras-chave que facilitam a busca, plataformas de construção de sites e lojas virtuais de confiança e a inclusão de backlinks (links que levam até o seu site ou direcionam para alguma sessão da sua empresa online) fazem com que os usuários encontrem o seu negócio na internet.
Campanhas PPC
O Pay Per Click (PPC), que significa Pagamento Por Clique em português, é um recurso onde a empresa paga um valor para o Google mostrar o seu negócio no topo das pesquisas. A ferramenta responsável por administrar os custos do PPC é o Google Adwords.
Toda vez que o visitante ou futuro cliente clicar em um anúncio do seu negócio e for direcionado para o seu site, você paga uma taxa para o Google ou buscador da internet.
As métricas que devem ser analisadas nas campanhas de PPC são:
- Custo por conversão
- Taxa média de cliques
- Custos com anúncios
- ROI