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Saiba quais páginas que não podem faltar no seu site

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Quando o empreendedor decide abrir uma loja física, é comum procurar por um local estratégico que tenha grande fluxo de pessoas, proporcione acessibilidade garantida ao cliente, além de escolher um ponto onde o preço seja compatível com sua capacidade de investimento.

Mas, você sabia que o empreendedor que se propõe a conhecer os benefícios de um negócio virtual também precisa seguir cuidados semelhantes? Neste caso, o primeiro passo para se destacar na internet é entender como deve ser um site!

Você está pensando em entrar nessa jornada? Então, é importante entender que a página do seu negócio será, literalmente, a cara da sua empresa. É no site que o seu potencial cliente terá a primeira impressão do seu produto ou serviço.

Portanto, para garantir uma ótima experiência do seu potencial cliente, atrair e manter o maior tempo possível o consumidor no seu site e garantir que ele encontre tudo o que procura, é cada vez mais importante saber lidar com a concorrência desse mercado.

A partir de agora você vai saber como deve ser um site profissional e de que forma isso pode ajudar o seu negócio a ir mais longe nas vendas!

Acompanhe!

Como deve ser a estrutura de um site profissional?

É importante ter em mente que o site é a vitrine do seu negócio e, portanto, necessita de certos cuidados antes de ser colocado no ar. É a estrutura do seu site profissional que vai definir a forma como o conteúdo será agrupado, daí a importância de apresentá-lo de maneira amigável aos usuários e aos mecanismos de pesquisa.

Isso quer dizer que para você construir um excelente cartão de visitas para o seu público, é recomendado pensar que a sua estrutura é como se fosse uma apresentação do negócio. 

Vale se perguntar, por exemplo:

  • O que você acredita que é o diferencial da sua marca?
  • Que mensagem você deseja passar ao consumidor?
  • Por que sua marca é a solução que o cliente busca?

Ao colocar no papel as respostas para essas perguntas você já consegue ter um esboço de como deve ser um site profissional. 

Quer saber como tudo isso pode ser feito? O Criador de Sites do UOL vai lhe ajudar. Acompanhe a partir dos próximos tópicos!

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Qual a importância de um site bem estruturado para o seu negócio?

Vale lembrar que o design — infelizmente esquecido por muitos empreendedores — é responsável por fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado. Através de uma identidade visual com bons elementos de tipografia, composição, imagens e cores, é possível transmitir o que seu negócio representa.

Trouxemos logo de início essa informação para você lembrar que a identidade visual estará presente em todo o seu ambiente virtual, daí sua importância na construção do site. 

Depois de planejar com calma o design da sua página, é hora de ter atenção a hierarquia das informações. Isto é, a localização das informações dentro da página deve estar organizada de forma intuitiva, com categorias principais e suas subdivisões. Dessa forma, o usuário não se perde e encontra tudo o que precisa em poucos segundos.

Além disso, tenha cuidado com o espaçamento usado entre os conteúdos. Sempre que necessário, deixe um espaço em branco entre um texto e outro. Assim, você evita a poluição visual que espanta muitos usuários.

Nesse sentido, a fonte escolhida também pode impactar a legibilidade das informações. Assim como, cor, tamanho e modelo podem também tornar a visualização um desastre ou um verdadeiro convite para o cliente permanecer na sua página se não escolhidos da maneira correta.

Esses são alguns pontos importantes que podem deixar o seu site bem estruturado. Mas, como deve ser um site profissional para, de fato, o potencial cliente se sentir seguro e confiante a continuar na jornada de compras?

Confira quais páginas que não podem faltar no seu site

Para responder a pergunta do tópico anterior, nada melhor do que pensar como uma boa credibilidade na web pode influenciar na decisão de compra do seu potencial cliente. 

Primeiro, é importante destacar que credibilidade não se conquista do dia para a noite, mas adotando algumas práticas eficientes no seu ambiente virtual, é possível conquistar de forma mais rápida uma presença sólida na internet.

Vamos mostrar como deve ser um site de uma marca que pretende conquistar uma relação mais próxima com o consumidor, disponibilizando de forma clara as informações de contato, conteúdos relevantes, além de suporte para quando o cliente necessitar de auxílio no pré ou no pós-venda. 

Confira como deve ser um site e o que não pode faltar na sua estrutura!

1 – Início ou home

Lembra quando falamos sobre a poluição visual que espanta muitos usuários? A página inicial do seu site é o ambiente onde o consumidor terá a primeira impressão sobre o seu negócio. Por isso, aposte em um visual organizado para evitar que o seu potencial cliente feche a janela do navegador.

O que isso quer dizer? Significa que a “home”, comparado ao mundo real, é a fachada da loja que o cliente visualiza ao chegar à empresa. Portanto, é recomendado unir três elementos: bom gosto, bom senso e velocidade.

Ou seja, entregue uma página que seja visualmente atraente e impactante, sem exageros no uso de imagens e cores berrantes que podem dificultar a leitura do potencial cliente.

Além disso, crie uma navegação simples e lógica, com menus claros e visíveis para o usuário. Procure deixar claro o que é o seu negócio, produtos ou serviços disponibilizados, assim o usuário poderá identificar com facilidade e velocidade o que precisa. 

Lembre-se, a primeira página tem a responsabilidade de capturar a atenção do visitante e mais do que isso, estimular a sua visitação ao restante do site!

2 – Quem somos ou sobre a empresa

Considerando que para comprar com o seu negócio o cliente terá que disponibilizar dados pessoais e financeiros, reserve um espaço no site para construir uma relação de confiança com ele.

Sendo assim, apresente mais sobre a história do seu negócio, conte um pouco mais sobre você e sua equipe (se houver) e o caminho que construíram até o momento. Se possível, mostre também premiações e selos de qualidade conquistados. 

Essas informações passam mais transparência para a sua marca e deixam o possível cliente mais seguro. 

3 – O que você oferece: produtos ou serviços

Esse é o espaço onde você pode usar toda a sua criatividade para apresentar o que a sua marca tem de melhor: os produtos e serviços. 

Vale usar o tradicional formato em texto ou ousar um pouco mais, produzindo fotos e vídeos especialmente para essa seção do site. 

Outra estratégia que pode ser bem interessante é a apresentação dos produtos pelo ponto de vista de quem já comprou com você. Isso mesmo! O próprio cliente pode demonstrar através de um depoimento a satisfação que teve ao comprar com a sua marca. 

4 – Dúvidas ou perguntas frequentes 

Para responder a questionamentos mais comuns, é possível construir uma comunicação em que o contato não seja necessário. Assim, o atendimento se torna mais ágil e facilitado.

Para isso, você pode produzir uma lista com as perguntas mais recorrentes e respostas prontas, a conhecida FAQ Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes.

5 – Contato

O fator confiança está diretamente ligado a quantidade e formas de comunicação que você disponibiliza ao usuário. Portanto, quando o potencial cliente desejar falar com você, é importante que ele encontre dados como telefone, endereço, e-mail, WhatsApp e horários de atendimento.

Para tornar essas informações mais eficientes e otimizadas, experimente adicionar “botões clicáveis” no seu site. Assim, o consumidor é automaticamente encaminhado ao canal de interação. Formulários de contato e chats online também são ótimos aliados!

6 – Suporte

Se a sua empresa vende produtos ou serviços que necessitam de suporte regular, crie uma página especialmente para essa finalidade.

Deixe bem visível as informações de contato e procure ser ágil para responder as mensagens dos seus clientes. Não esqueça que a satisfação do consumidor deve ser priorizada sempre!

7 – Conteúdos, Blog e redes sociais

Conteúdo de qualidade é outro ponto que deve ser valorizado no seu site. Produzir textos com conteúdos relevantes para o seu blog ou criar publicações que chamam a atenção do consumidor nas redes sociais, também são eficientes para a construção da autoridade da marca.

Por isso, tente ao máximo manter o seu blog atualizado, publique diariamente em suas redes sociais e foque na geração de conteúdo que possa interessar o seu público-alvo.

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