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Tudo o que você precisa saber para fazer a gestão correta do seu e-commerce

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Já pensou que cada tarefa da sua vida exige o mínimo de organização para dar certo? Seja as tarefas rotineiras da casa ou as tarefas relativas ao seu trabalho, tudo exige uma espécie de gestão para funcionar.

Para quem escolhe trabalhar com o comércio eletrônico não poderia ser diferente. Afinal, administrar uma loja virtual demanda metas, medição de resultados, cuidados com logística e atendimento ao cliente.

Para isso, nada melhor que planejar uma boa gestão de e-commerce!

Você é um dos empreendedores que apostou nesse nicho de mercado? Então se chegou até aqui, é porque deve estar precisando de uma ajudinha na organização das suas vendas, acertamos?

Se esse for o seu caso, o UOL Meu Negócio tem as soluções ideais para as suas dores. Neste conteúdo, você vai entender, da teoria à prática, como um sistema de gestão pode ser eficiente na comercialização de produtos e serviços pela internet.

Para começar, vamos entender o conceito básico de um e-commerce?

O que é um e-commerce?

O termo em inglês significa “comércio eletrônico” e, na prática, se refere a qualquer forma de venda pela internet.

Dentro deste modelo de comércio, podem ser incluídos os marketplaces – reunião de várias lojas em um único ambiente virtual, como Mercado Livre e Shopee, por exemplo – e as lojas virtuais – espaço exclusivo para as vendas online de uma marca.

Percebe como um único termo pode reunir vários segmentos?

Por isso, é fundamental contar com uma boa gestão de e-commerce. Assim, você aproveita ao máximo tudo o que esse modelo de vendas pode oferecer.

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Maior alcance de público: não existe limitação geográfica, já que consumidores de qualquer parte do planeta podem comprar com você.
  • Praticidade na escolha: em poucos minutos o cliente analisa o produto, compara com outras opções disponíveis e finaliza a compra.
  • Integração: é possível integrá-lo a outras plataformas, tanto para a divulgação (Facebook, Instagram e outras redes sociais) quanto para o monitoramento dos resultados (CRM – Gestão de Relacionamento com o Consumidor).
  • Disponibilidade: Sua empresa não precisa se limitar ao horário comercial, pois o site fica no ar 24 horas por dia e as transações podem ser feitas a qualquer momento (inclusive de madrugada).

E o melhor, o investimento inicial é baixo, já que não é preciso criar uma loja física e contratar uma equipe de vendedores.

Falando em loja física, esse é o tema do nosso próximo tópico!

E-commerce vs Loja Física. Qual a diferença?

Antes de iniciar a gestão de e-commerce, é válido compreender os conceitos básicos que envolvem o modelo de comércio eletrônico.

Lembra quando citamos a diferença entre marketplace e loja virtual? Agora é hora de entender a diferença entre um e-commerce e uma loja física.

A loja física exige o aluguel de um ponto comercial, funciona em um horário limitado e atinge apenas o mercado local. Já para abrir um e-commerce é necessário apenas a contratação de um domínio, site e uma plataforma de hospedagem – como o UOL Host.

Além disso, o comércio eletrônico atua 24 horas por dia, sete dias por semana e atinge o mercado local, nacional e internacional.

Percebeu quantos benefícios a sua empresa e os seus clientes podem aproveitar com uma venda/compra virtual?

Não é à toa que o e-commerce vem se tornando uma grande tendência no Brasil. Só no ano de 2022, essa categoria de mercado movimentou R$ 2,7 bilhões no faturamento de pequenas e médias empresas (PMEs) – valor 17% maior que o registrado no ano anterior, que foi de R$ 2,3 bilhões.

Vale lembrar que mesmo que você já tenha um negócio físico, nada impede que você atue com um e-commerce. Afinal, atuando no online e no offline, você expande e potencializa ainda mais os seus resultados. Já pensou nisso?

Como montar um e-commerce e vender online

Tem curiosidade de saber como iniciar as suas vendas no ambiente virtual? A partir de agora, o UOL Meu Negócio traz dicas certeiras para você colocar em prática uma gestão de e-commerce eficiente.

Além de conhecer o público-alvo da sua marca, também é importante que a sua empresa esteja regularizada. Você pode até iniciar as vendas como pessoa física, mas o ideal é ter um CNPJ para a emissão de notas fiscais e do alvará de funcionamento.

Depois, é importante escolher a plataforma adequada ao seu tipo de produto/serviço. Se em uma loja física a escolha do ponto é fundamental, no e-commerce a escolha da plataforma é essencial para garantir:

  • Uma boa experiência de compra ao usuário.
  • Além de ferramentas que facilitem o contato entre a sua empresa e o cliente.

Resolvendo as questões mais técnicas, não esqueça de dar uma atenção especial aos fatores mais visuais, que fortalecem a conexão entre o nome da sua marca e o que ela vende. Por exemplo:

  • Crie ou escolha um layout que represente a identidade visual da sua empresa
  • Adicione seu logotipo e defina um ou mais banners para ocupar a página inicial do seu site.

Por fim, cadastre os produtos e/ou serviços e selecione quais ficarão em destaque. Nesta etapa, é importante seguir algumas dicas valiosas:

  • Separe os itens em subdivisões junto a produtos relacionados. Dessa forma, você cria uma estratégia eficiente que direciona os clientes a comprar outros produtos.
  • Capriche nas imagens e nas descrições dos itens. Afinal, os consumidores valorizam os sites que oferecem todas as informações daquilo que ele deseja comprar.

>> Quer saber mais sobre o assunto?

Acesse o eBook que explica como criar uma Loja VirtUOL, a plataforma exclusiva do UOL Meu Negócio! 

Qual a melhor plataforma?

Uma plataforma de e-commerce é a solução completa para criar uma loja virtual. 

Atualmente, existem diversas opções no mercado, e uma delas é a NuvemShop. A marca promete aumentar as receitas por meio do posicionamento online e uma maior diversificação dos canais de venda.

Além disso, as operações são realizadas através de uma plataforma robusta e flexível. Porém, as opções de idiomas variados ficam disponíveis somente no “Plano Escala”.

Outra opção é a Bagy, uma plataforma brasileira que tem como intuito auxiliar quem vende por WhatsApp e Instagram. Pode ser uma boa alternativa para quem está começando a empreender, principalmente por conta da facilidade de uso.

Por outro lado, o usuário não encontra tantas possibilidades de personalização do site.

Agora, se você busca por uma ferramenta completa, com diversas opções de layout e suporte 24 horas para as suas vendas não pararem, a Loja VirtUOL é a solução!

Crie um e-commerce personalizado e muito fácil de usar. Afinal, você mesmo pode carregar os produtos e as descrições.

Pensa que é só isso? A ferramenta do UOL Meu Negócio conta com cálculo de frete automático (Correios), relatórios completos de vendas e tráfego (Google Analytics) e integração com as redes sociais.

O UOL Meu Negócio quer te ajudar!

Gostou das nossas dicas para realizar uma boa gestão de e-commerce?

Para garantir o sucesso das suas vendas, nada melhor do que ter uma hospedagem robusta e ágil, utilizar um painel simples e intuitivo para loja virtual, além de oferecer um sistema de pagamento de qualidade para seus clientes.

Como você já soube, é possível conquistar tudo isso com um ótimo custo benefício!

O UOL Meu Negócio tem a solução certa para o que você procura, seja você um microempreendedor que está dando os passos iniciais ou um empreendedor que já tem certa experiência no mercado.

Quer saber por onde começar? No próximo tópico você tem o caminho para abrir a sua Loja VirtUOL!

E agora, como fazer?

Acesse o nosso site e explore hoje mesmo as vantagens de contratar uma Loja VirtUOL!

É só escolher uma das opções de planos, realizar o seu cadastro e começar a vender em apenas 4 passos:

  • Personalize sua loja (edite cores, logotipo e imagens em um template pronto)
  • Cadastre seus produtos (crie categorias, insira as informações, fotos e vídeos)
  • Divulgue sua loja (com promoções e descontos bem atrativos)
  • E pronto, comece a vender!

Vamos juntos fazer a gestão do seu e-commerce decolar?

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