EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Como fazer benchmarking e aprender com a concorrência?

5 Mins read

Você já procurou inspirações em outros modelos de negócios? Essa estratégia pode ser perfeita para o seu sucesso, por isso você precisa conhecer como fazer benchmarking!

Essa prática tão utilizada por diferentes profissionais, surge a partir de “benchmark” que em português significa “referência”. Com ela, será possível analisar etapas, processos, práticas, produtos e serviços de seus concorrentes para assim aplicar o melhor na sua empresa. 

Continue a leitura e conheça o melhor dessa estratégia para sua marca se destacar no mercado! 

Como fazer benchmarking?

O benchmarking é a estratégia perfeita para você, empreendedor, observar os erros dos concorrentes para transformá-los em acertos, e até mesmo acertos e melhorá-los na sua empresa. Vale destacar ainda que, ao acompanhar o movimento do mercado, será possível descobrir tendências e referências para impulsionar sua empresa.

O momento atual pede o distanciamento social e o isolamento, de modo que as páginas de buscas na internet podem ser perfeitas para você iniciar essa prática.

Além disso, você pode aproveitar, assim que possível, as feiras e eventos que apresentam lançamentos, novos projetos e negócios para se inspirar. 

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, a estratégia de benchmarking pode ser aliada no seu crescimento e expansão. Através dela, o primeiro passo é listar quais são as principais referências para o seu negócio e quem são seus concorrentes diretos. Observe:

  • Lojas que criam campanhas diferentes e atrativas
  • Negócios que possuem uma relação mais personalizada com os clientes
  • Empresas que oferecem qualidade nos produtos
  • As plataformas mais utilizadas para venda

Esse pode ser o primeiro passo para iniciar sua estratégia de benchmarking, por isso, vamos conhecer agora outros pontos importantes para analisar e transformar sua empresa!

O que deve ser analisado ao fazer benchmarking?

Se você está prestes a aplicar o benchmarking no seu negócio, é preciso estar atento ao comportamento das empresas na internet, sem deixar de lado o que seu negócio tem feito.

Com essa comparação, entre o que a concorrência e a sua empresa, será possível colher o melhor para investir na sua marca e assim oferecer o diferencial.

Portanto, é necessário avaliar:

  • Posicionamento de outros negócios
  • Suas identidades visuais (em publicações e na logomarca)
  • Qualidade dos produtos
  • Atendimento e comunicação
  • Estratégias de encantamento e fidelização

A partir desses pontos, será possível compreender como sua empresa tem se comportado no mercado, podendo assim seguir novos caminhos e surpreender seus consumidores. 

Tamanha estratégia oferece diversos benefícios para os empreendedores, veja alguns deles a seguir. 

Quais os benefícios do benchmarking para o seu negócio?

Ao utilizar a estratégia de benchmarking, você pode encontrar diferentes benefícios que vão fortalecer sua trajetória no mundo dos negócios.

Para isso, é necessário conhecer mais sobre essas vantagens que podem ser suas aliadas, veja quais são elas abaixo. 

Permite o autoconhecimento

É através da estratégia de benchmarking que você vai poder observar como seu negócio está em comparação a concorrência. Desse modo, será possível ainda analisar como está o comportamento do mercado a sua volta, para transformar seus pontos negativos em pontos positivos.

Assim, o autoconhecimento vai garantir que você consiga delimitar os caminhos a serem trilhados de modo mais assertivo da sua loja virtual

Otimização de técnicas e processos

Quando falamos sobre as etapas internas de uma empresa, é importante destacar que elas podem garantir a melhor gestão do seu negócio, permitindo que você entregue o melhor aos seus clientes.

Logo, é através desse mapeamento da concorrência que você vai poder conhecer como outros empreendedores estão organizando seus processos internos. Com isso, você vai poder tornar seu planejamento operacional mais funcional, ágil e seguro, facilitando sua jornada.

Possibilidade de aprender com grandes concorrentes

Grandes empreendedores possuem caminhos diversos no mundo dos negócios, e isso pode ser interessante para o seu crescimento.

Se você está começando com seu negócio agora, entender quais foram as estratégias utilizadas por outras empresas no início de suas trajetórias, vai garantir a melhor tomada de decisão.

Além disso, os concorrentes maiores possuem orçamentos e planejamentos suscetíveis ao erro, o que pode ser perfeito para você observar e utilizar ao seu favor. 

Aumenta a visão de mercado

A partir do mapeamento e análise através do benchmarking, você vai conhecer mais a fundo o mercado que sua empresa está inserida.

Isso pode ser importante para que você desenvolva estratégias de encantamento muito mais certeiras aos consumidores, movimentando suas vendas e fidelizando clientes.

Além disso, é com essa prática que você vai aprender com as grandes empresas como se comportar com seu negócio na internet.

Agora, você precisa saber 5 dicas para aplicar o benchmarking da melhor maneira possível na sua empresa e assim conquistar o sucesso, aproveite cada uma delas. 

5 Dicas para fazer um bom benchmarking

Você está prestes a investir no benchmarking para a expansão do seu negócio, com isso é necessário entender quais pontos devem ser melhorados e aprofundados.

Para isso, ter planos de negócios pode facilitar e ajudar nessa etapa. Saiba mais sobre essas 5 dicas imperdíveis a seguir. 

  1. Defina os objetivos da análise

A primeira dica para aplicar o benchmarking é delimitar quais serão os objetivos que você irá analisar em seus concorrentes.

Eles podem ser diversos, como já comentado anteriormente, como:

  • Qualidade dos produtos
  • Canais de atendimento
  • Estratégias de marketing
  • Ou ainda processos internos.

Aproveite para fazer isso antes de ir para a pesquisa, já que será mais facilitado escolher as empresas e negócios que serão observadas. 

  1. Escolha seus principais concorrentes

Na sequência, faça uma lista com seus principais concorrentes, aqueles que apresentam ideias inovadoras e atraem os clientes com mais facilidade.

Vale lembrar que essas empresas precisam ser da mesma atuação e mesmo porte que a sua, para que as estratégias utilizadas dialoguem com seus objetivos e metas. Afinal, se você for analisar outros segmentos e portes, essas empresas não se encaixam como seus concorrentes diretos e possuem outros objetivos e métricas.

  1. Estabeleça indicadores

Após realizado o tópico anterior, faça uma planilha onde você possa colocar os indicadores da sua empresa e dos outros negócios que você irá analisar.

Por exemplo, se você está buscando entender as estratégias utilizadas por outras lojas de roupas nas redes sociais, nessa tabela você vai adicionar:

  • Número de seguidores
  • Quantidade de curtidas
  • Comentários
  • Tipo de conteúdo produzido

Isso vai garantir que você colha as melhores informações, para aplicar com maior assertividade em seu negócio, garantindo os resultados. 

  1. Levante dados

Feito isso, é chegado o momento de levantar os dados para tornar sua estratégia de benchmarking ainda mais potente.

Por exemplo, se o seu objetivo é encontrar o canal de vendas que mais se comunica com seu negócio, é na planilha que você vai destacar quais são os mais utilizados por seus concorrentes.

Lembre-se de destacar os dados sobre o seu negócio para que você possa fazer comparação e assim tomar atitudes para transformar sua empresa.

  1. Analise os resultados

Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados para assim tomar atitudes e transformar sua empresa em um sucesso no mercado.

Aproveite nessa etapa para comparar o que você tem feito e observar como essa mesma prática tem sido realizada por seus concorrentes, observando erros e acertos.

Utilizar, por exemplo, a Matriz SWOT nessa etapa pode intensificar seus resultados! 

Crie planos de ação

Feito tudo isso, é só criar planos de ação para realizar com facilidade, segurança e planejamento as estratégias de transformação da sua empresa.

Por isso, começar agora mesmo a aplicar benchmarking pode ser a chave de virada da sua empresa e perfeita para repensar os caminhos do seu negócio.
Aproveite também para acessar a Acadêmica do UOL Meu Negócio, que disponibiliza diversos conteúdos para quem quer se destacar na internet e ter uma presença digital que faça toda a diferença!

Related posts
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…