Você já procurou inspirações em outros modelos de negócios? Essa estratégia pode ser perfeita para o seu sucesso, por isso você precisa conhecer como fazer benchmarking!
Essa prática tão utilizada por diferentes profissionais, surge a partir de “benchmark” que em português significa “referência”. Com ela, será possível analisar etapas, processos, práticas, produtos e serviços de seus concorrentes para assim aplicar o melhor na sua empresa.
Continue a leitura e conheça o melhor dessa estratégia para sua marca se destacar no mercado!
Como fazer benchmarking?
O benchmarking é a estratégia perfeita para você, empreendedor, observar os erros dos concorrentes para transformá-los em acertos, e até mesmo acertos e melhorá-los na sua empresa. Vale destacar ainda que, ao acompanhar o movimento do mercado, será possível descobrir tendências e referências para impulsionar sua empresa.
O momento atual pede o distanciamento social e o isolamento, de modo que as páginas de buscas na internet podem ser perfeitas para você iniciar essa prática.
Além disso, você pode aproveitar, assim que possível, as feiras e eventos que apresentam lançamentos, novos projetos e negócios para se inspirar.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, a estratégia de benchmarking pode ser aliada no seu crescimento e expansão. Através dela, o primeiro passo é listar quais são as principais referências para o seu negócio e quem são seus concorrentes diretos. Observe:
- Lojas que criam campanhas diferentes e atrativas
- Negócios que possuem uma relação mais personalizada com os clientes
- Empresas que oferecem qualidade nos produtos
- As plataformas mais utilizadas para venda
Esse pode ser o primeiro passo para iniciar sua estratégia de benchmarking, por isso, vamos conhecer agora outros pontos importantes para analisar e transformar sua empresa!
O que deve ser analisado ao fazer benchmarking?
Se você está prestes a aplicar o benchmarking no seu negócio, é preciso estar atento ao comportamento das empresas na internet, sem deixar de lado o que seu negócio tem feito.
Com essa comparação, entre o que a concorrência e a sua empresa, será possível colher o melhor para investir na sua marca e assim oferecer o diferencial.
Portanto, é necessário avaliar:
- Posicionamento de outros negócios
- Suas identidades visuais (em publicações e na logomarca)
- Qualidade dos produtos
- Atendimento e comunicação
- Estratégias de encantamento e fidelização
A partir desses pontos, será possível compreender como sua empresa tem se comportado no mercado, podendo assim seguir novos caminhos e surpreender seus consumidores.
Tamanha estratégia oferece diversos benefícios para os empreendedores, veja alguns deles a seguir.
Quais os benefícios do benchmarking para o seu negócio?
Ao utilizar a estratégia de benchmarking, você pode encontrar diferentes benefícios que vão fortalecer sua trajetória no mundo dos negócios.
Para isso, é necessário conhecer mais sobre essas vantagens que podem ser suas aliadas, veja quais são elas abaixo.
Permite o autoconhecimento
É através da estratégia de benchmarking que você vai poder observar como seu negócio está em comparação a concorrência. Desse modo, será possível ainda analisar como está o comportamento do mercado a sua volta, para transformar seus pontos negativos em pontos positivos.
Assim, o autoconhecimento vai garantir que você consiga delimitar os caminhos a serem trilhados de modo mais assertivo da sua loja virtual.
Otimização de técnicas e processos
Quando falamos sobre as etapas internas de uma empresa, é importante destacar que elas podem garantir a melhor gestão do seu negócio, permitindo que você entregue o melhor aos seus clientes.
Logo, é através desse mapeamento da concorrência que você vai poder conhecer como outros empreendedores estão organizando seus processos internos. Com isso, você vai poder tornar seu planejamento operacional mais funcional, ágil e seguro, facilitando sua jornada.
Possibilidade de aprender com grandes concorrentes
Grandes empreendedores possuem caminhos diversos no mundo dos negócios, e isso pode ser interessante para o seu crescimento.
Se você está começando com seu negócio agora, entender quais foram as estratégias utilizadas por outras empresas no início de suas trajetórias, vai garantir a melhor tomada de decisão.
Além disso, os concorrentes maiores possuem orçamentos e planejamentos suscetíveis ao erro, o que pode ser perfeito para você observar e utilizar ao seu favor.
Aumenta a visão de mercado
A partir do mapeamento e análise através do benchmarking, você vai conhecer mais a fundo o mercado que sua empresa está inserida.
Isso pode ser importante para que você desenvolva estratégias de encantamento muito mais certeiras aos consumidores, movimentando suas vendas e fidelizando clientes.
Além disso, é com essa prática que você vai aprender com as grandes empresas como se comportar com seu negócio na internet.
Agora, você precisa saber 5 dicas para aplicar o benchmarking da melhor maneira possível na sua empresa e assim conquistar o sucesso, aproveite cada uma delas.
5 Dicas para fazer um bom benchmarking
Você está prestes a investir no benchmarking para a expansão do seu negócio, com isso é necessário entender quais pontos devem ser melhorados e aprofundados.
Para isso, ter planos de negócios pode facilitar e ajudar nessa etapa. Saiba mais sobre essas 5 dicas imperdíveis a seguir.
- Defina os objetivos da análise
A primeira dica para aplicar o benchmarking é delimitar quais serão os objetivos que você irá analisar em seus concorrentes.
Eles podem ser diversos, como já comentado anteriormente, como:
- Qualidade dos produtos
- Canais de atendimento
- Estratégias de marketing
- Ou ainda processos internos.
Aproveite para fazer isso antes de ir para a pesquisa, já que será mais facilitado escolher as empresas e negócios que serão observadas.
- Escolha seus principais concorrentes
Na sequência, faça uma lista com seus principais concorrentes, aqueles que apresentam ideias inovadoras e atraem os clientes com mais facilidade.
Vale lembrar que essas empresas precisam ser da mesma atuação e mesmo porte que a sua, para que as estratégias utilizadas dialoguem com seus objetivos e metas. Afinal, se você for analisar outros segmentos e portes, essas empresas não se encaixam como seus concorrentes diretos e possuem outros objetivos e métricas.
- Estabeleça indicadores
Após realizado o tópico anterior, faça uma planilha onde você possa colocar os indicadores da sua empresa e dos outros negócios que você irá analisar.
Por exemplo, se você está buscando entender as estratégias utilizadas por outras lojas de roupas nas redes sociais, nessa tabela você vai adicionar:
- Número de seguidores
- Quantidade de curtidas
- Comentários
- Tipo de conteúdo produzido
Isso vai garantir que você colha as melhores informações, para aplicar com maior assertividade em seu negócio, garantindo os resultados.
- Levante dados
Feito isso, é chegado o momento de levantar os dados para tornar sua estratégia de benchmarking ainda mais potente.
Por exemplo, se o seu objetivo é encontrar o canal de vendas que mais se comunica com seu negócio, é na planilha que você vai destacar quais são os mais utilizados por seus concorrentes.
Lembre-se de destacar os dados sobre o seu negócio para que você possa fazer comparação e assim tomar atitudes para transformar sua empresa.
- Analise os resultados
Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados para assim tomar atitudes e transformar sua empresa em um sucesso no mercado.
Aproveite nessa etapa para comparar o que você tem feito e observar como essa mesma prática tem sido realizada por seus concorrentes, observando erros e acertos.
Utilizar, por exemplo, a Matriz SWOT nessa etapa pode intensificar seus resultados!
Crie planos de ação
Feito tudo isso, é só criar planos de ação para realizar com facilidade, segurança e planejamento as estratégias de transformação da sua empresa.
Por isso, começar agora mesmo a aplicar benchmarking pode ser a chave de virada da sua empresa e perfeita para repensar os caminhos do seu negócio.
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