Você já pensou que abrir uma loja de doces online pode ter um custo baixo, menor burocracia e maior flexibilidade para as suas vendas?
Além disso, você pode oferecer uma ótima experiência ao consumidor, já que o seu comércio estará aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso permite que seus clientes comprem os produtos a qualquer hora do dia ou da noite!
O panorama deste mercado também não poderia ser melhor. Em 2022, as vendas totais no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões – alta de 5% em relação ao ano anterior, segundo estudo da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Para este ano, as expectativas seguem nas alturas. De acordo com o mesmo levantamento, a projeção de crescimento gira em torno de 9,5%, podendo atingir R$ 186 bilhões até dezembro.
Já deu para notar que saber como vender doces na internet é um excelente caminho!
Por isso, o UOL Meu Negócio vai apresentar dicas para você saber como ter uma renda extra, encantar a clientela e digitalizar sua loja para aumentar as vendas na Páscoa.
E mais, vamos trazer o depoimento de uma empreendedora que é exemplo de inspiração. Veja como ela utilizou a ferramenta de hospedagem UOL Host para alcançar mais pessoas com a sua loja de doces!
Por que trazer sua loja de doces pro digital?
As compras online estão cada vez mais presentes na rotina dos consumidores. Principalmente para quem busca praticidade e agilidade na aquisição de produtos e serviços.
Por isso, investir em uma loja de doces online pode ser a virada de chave para você expandir a sua marca. Afinal, quanto maior a visibilidade de um e-commerce, mais potenciais clientes são alcançados e, consequentemente, mais vendas são feitas.
Quer saber por onde começar? Algumas estratégias para aumentar as vendas de doces tem relação direta com a criação do seu site de comércio eletrônico.
É neste ambiente que você vai estabelecer a presença online do seu negócio, o que é importante para atrair clientes e tornar a sua marca mais conhecida. Além disso, essa ação traz ótimos benefícios para a sua empresa, tais como:
Diferenciação da concorrência por meio das personalizações
A sua página de loja de doces online pode ser única! Ou seja, é possível criar e adicionar diversas opções de customização ao seu site. Começando pelo design, que deve refletir a identidade da sua marca por meio de cores, fontes e imagens bem criativas.
Além disso, opções como personalização de produtos e chatbots de atendimento podem melhorar a experiência do usuário (e aumentar a fidelidade do cliente!).
Ter um posicionamento digital bem construído pode ser um diferencial competitivo importante, ajudando a sua loja de doces online a se destacar da concorrência.
Melhoria na experiência do cliente
Além de oferecer uma experiência de compra personalizada, um e-commerce bem construído entrega uma navegabilidade mais prática, já que o cliente encontra o que precisa na sua loja de doces online de forma facilitada.
Por isso, no momento de digitalizar o seu negócio, não esqueça de otimizar o tempo de carregamento da página e garanta que o site seja responsivo – adaptável a qualquer tela e sem prejuízos ao layout, seja em computadores, tablets ou smartphones.
Loja de doces online: 8 dicas para se digitalizar como a Donuts Damari
Agora que você já tem uma boa noção sobre as estratégias para aumentar as vendas de doces, é preciso ter atenção ao principal: como iniciar essa jornada para abrir uma loja de doces online?
Para facilitar a sua vida, o UOL Meu Negócio separou dicas essenciais para você começar a vender para todo o mundo.
E mais, para você entender como colocá-las em prática, entrevistamos uma empreendedora que já levou a sua empresa para o digital. Conheça um pouco mais sobre a Donuts Damari (@donutsdamari) e como Carol Vascen vem conseguindo ganhar espaço no digital!
1. Pesquise o mercado
A primeira etapa passa por um bom planejamento. Isso é fundamental para você identificar o que os consumidores procuram, conhecer a concorrência e entender quais estratégias ajudam a aumentar as vendas de doces.
No caso da Carol, a experiência com o comércio físico auxiliou e muito nessa pesquisa de mercado. Isso porque a Donuts Damari foi criada em 2016, na Zona Norte de São Paulo. Depois, em 2018, o comércio já estava de mudança para a Zona Sul, onde grande parte da clientela estava.
Em 2022, ela finalmente abriu a sua primeira loja física em Pinheiros!
2. Pense no público-alvo
Depois, ao desenvolver uma boa pesquisa – que pode ser feita por meio de formulários –, o empreendedor consegue entender melhor a sua audiência. Assim, sabe-se exatamente o que é importante para o cliente em uma loja de doces online.
Dessa forma, fica mais fácil definir quais serão os tipos de doces que seu negócio vai oferecer, dependendo de quem você quer atingir. Por exemplo, se a intenção é atrair os veganos e vegetarianos, uma boa opção é produzir doces sem alimentos de origem animal!
3. Use as redes sociais
Cada vez mais as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores para divulgarem seus produtos e serviços. Portanto, com a sua loja de doces online não pode ser diferente!
Ao divulgar suas delícias através de conteúdos interativos e criativos, você tem grandes chances de atrair novos clientes.
Por isso, invista na integração da sua loja virtual com as redes sociais da sua empresa, pois além de informar sobre as novidades do seu negócio, isso facilita a tomada de decisão dos consumidores.
No caso da Donuts Damari, a Carol utiliza as redes sociais para manter o negócio funcionando e com boas vendas durante todo o ano. Além disso, ela aproveita as tendências desses canais para pensar “fora da caixa”:
“Faço muita pesquisa de referência e sou sempre muito curiosa com as coisas!” diz.[1] [2]
Atualmente, o perfil da marca no Instagram conta com mais de 73 mil seguidores. Os números expressivos são reflexo dos conteúdos cada vez mais profissionais.
Além disso, a empreendedora humaniza os seus produtos, com a criação de fotos e vídeos que exibem as suas criações de perto, encantando os clientes e instigando o desejo de consumo nos seus deliciosos donuts.
Com o sucesso da Donuts Damari nas redes sociais, a Carol já começa a fazer novos planos para o futuro, inclusive com a abertura de franquias!
4. Tenha um e-commerce
Ter um espaço exclusivo para a sua loja de doces na internet vai fazer todo o diferencial para sua empresa, além de oferecer credibilidade e segurança para os clientes acessarem.
Vale destacar que, com o altos números de compras online, cada vez mais os consumidores estão atentos para as empresas que garantam a melhor experiência durante a compra.
Por isso, ter seu negócio numa plataforma conhecida pelos usuários, que facilite os processos, desde a chegada até a finalização da compra, será sua parceira no crescimento e expansão da sua marca.
5. Encontre um diferencial
É claro que o auxílio de uma boa ferramenta faz toda a diferença nas vendas de uma loja de doces online. Porém, vale destacar que o empreendedor precisa entender quais diferenciais trarão destaque ao negócio.
Com base na sua pesquisa de mercado, procure trazer inovações para a sua marca – seja em sabores, embalagens diferenciadas ou ainda no atendimento.
Se você quer se capacitar e oferecer o melhor para seus clientes, uma ótima opção é conhecer o Curso de Social Selling do UOL Edtech. Com ele, você pode transformar a imagem da sua empresa em uma poderosa ferramenta para o sucesso!
Quer usar a Donuts Damari como inspiração? Então confira como a Carol percebeu que esse nicho poderia ser muito rentável:
“Eu estava trabalhando em uma agência de publicidade e achei um perfil de donuts diferentes, pesquisei para ver se achava algo parecido pelo Brasil e não achei nada. Levei a ideia para a Mari (sócia da Carol) e percebi a grande oportunidade que tínhamos em mãos!” relembra.
6. Pense nos fornecedores de produtos, logística e estoque
Deseja garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos seus clientes? Então saiba que a escolha de bons fornecedores pode ajudar a negociar preços mais competitivos, melhorando a margem de lucro da sua loja de doces online.
A logística é outro ponto primordial, já que é o processo responsável pela entrega dos produtos aos clientes. Ou seja, uma logística eficiente garante entregas rápidas e seguras, melhorando assim a reputação da loja.
E claro, não esqueça do estoque!
Em épocas sazonais, como a Páscoa, é essencial que você tenha a quantidade certa de insumos para a produção dos doces. Caso contrário, você pode perder vendas e, consequentemente, o lucro que estava esperando.
Para a produção dos ovos de chocolate, a Carol aposta em uma estratégia inteligente para otimizar o seu estoque: a empreendedora utiliza os deliciosos recheios dos donuts para dar origem a esses novos produtos.
Isso sim é saber aproveitar a matéria-prima, não é mesmo?
7. Considere possíveis dificuldades e planeje-se
Na Páscoa, quem investe no empreendedorismo na área de doces, precisa estar atento aos contratempos. Afinal, trabalhar com encomendas nas datas sazonais exige muita estratégia e responsabilidade.
Na rotina da Donuts Damari, Carol já percebeu que o item custo-benefício merece uma atenção especial. Por exemplo, na escolha dos fornecedores, ela sempre dá preferência a quem oferece o menor preço!
Além disso, a empreendedora lembra que é preciso estar atento à organização financeira e à gestão de pessoas – que, para ela, são os maiores “vilões” da jornada de vendas. Inclusive, isso acaba impactando no tempo dedicado à divulgação da marca.
Portanto, se você também é um empreendedor como a Carol, tenha em mente que o seu produto precisa ser bom, mas é fundamental trabalhar para que ele também seja reconhecido pelos consumidores!
Ou seja, mesmo em meio às dificuldades da rotina, não esqueça de planejar os anúncios que irão apresentar o seu produto aos potenciais clientes.
8. Dicas extras de quem empreende
Apesar dos desafios enfrentados na hora de digitalizar um negócio, Carol garante que basta um primeiro passo para que as oportunidades certas surjam:
“Comece, não crie obstáculos. Antes feito do que perfeito! Quando começamos a fazer donuts, nunca tínhamos comido um donut americano, fomos com a cara e a coragem. Foque onde você quer chegar!”.
Quer levar a sua empresa para o digital? O UOL Meu Negócio vai te ajudar!
Se você também deseja empreender com uma loja de doces online, temos uma excelente notícia: o UOL Host tem as ferramentas certas para você faturar no digital, seja na Páscoa ou em qualquer outra época do ano!
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Conquiste um maior alcance geográfico, aumente as vendas, reduza seus custos e acompanhe de perto a expansão do seu negócio!